News Outros

Um rei que também é piloto comercial da KLM

O que você faria se fosse um Rei?

O rei da Holanda, Willem-Alexander, trabalhou em uma profissão bem diferente dos cidadãos comuns, e também da sua “função real”, Willem foi piloto de avião comercial por duas décadas, e voou em várias companhias, a principal foi a “companhia do rei”, a Royal Dutch Airlines, ou KLM.

Alexander começou a voar há mais de 30 anos, seu primeiro emprego como piloto foi no Quênia, em um voluntariado para a African Medical Research & Education Foundation e também para a Kenya Wildlife Service, um serviço realmente digno de um monarca, sendo voluntário para salvar vidas de pessoas.

Mas o principal hobby dele era fazer dois voos por mês na KLM, todos eles em curta distância. Willem já passou pelas diversas subsidiárias da KLM, como a Martinair e a Cityhopper, essa última opera pequenos jatos como o E175. 

“Você tem uma aeronave, passageiros e tripulação, você é responsável por eles, você não pode tirar seus problemas do chão para o céu. Você pode desativar completamente e concentrar-se em outra coisa. Isso, para mim, é a parte mais relaxante de voar “, disse ele falando sobre o hobby de voar para se “livrar” de seus deveres reais.

O rei da Holanda não planeja parar de voar em breve, apesar de fazer isso há 21 anos na KLM, ele agora está treinando para o Boeing 737, atualmente ele pilota uma aeronave de fabricação nacional, o Fokker 70 (talvez com muito orgulho). Apesar disso Willem queria mesmo é pilotar um Boeing 747, caso não pertencesse à Família Real Holandesa.

Entre outros nomes reais que pilotam aeronaves estão: O Príncipe Charles, do Reino Unido, além dos seus dois filhos, os Príncipes William e Harry, todos os três atuaram na RAF e pilotaram na aviação militar rotativa (helicópteros). Atualmente o Príncipe William ainda atua como piloto de helicóptero, porém deixará esse cargo no final do ano, para dedicar seu tempo aos afazeres reais.

Príncipe William pilotando um Helicóptero Apache. Foto – UK Gov/RAF

O rei Abdullah, da Jordânia também tem licença para pilotagem.

 

Nota do Editor – Será que nenhum passageiro reconheceu a voz do rei no speech de bordo?

About the author

Redação Aeroflap

Redação Aeroflap

Newsletter

[newsletter_signup_form id=1]

Facebook

Em busca de hotel?


Share This