image

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o melhor aeroporto de carga da América Latina no Air Cargo Excellence Awards 2016. A cerimônia de premiação, realizada pela Air Cargo World, aconteceu nesta segunda-feira, dia 14, em Berlim (Alemanha), durante o Simpósio Mundial de Carga da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos, sigla em inglês).

A premiação celebra as melhores performances na área de transporte aéreo. A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World, uma das principais publicações do setor. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

“Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para o cliente, tanto para passageiros quanto para cargas. Essa premiação mostra que nossos esforços e investimentos estão seguindo no caminho certo”, disse o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

No último ano, o Air Cargo Excellence Awards já havia premiado Viracopos como o melhor aeroporto de carga do Brasil e segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o melhor aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.

“Cada funcionário do Terminal de Carga é responsável por mais esta conquista. Sem a participação e a dedicação de todos que trabalham diariamente para melhorar nossa eficiência e nossa excelência, Viracopos não alcançaria este importante prêmio”, disse o Assessor de Negócios de Carga de Viracopos, Adam Cunha.

Desde que assumiu a operação do aeródromo de Campinas, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos investe continuamente para melhorar a infraestrutura e agilizar a liberação de cargas do terminal. Entre as melhorias destacam-se o novo sistema de gestão de cargas WMS (Warehouse Management System), a ampliação das câmaras frigoríficas (passaram de 13.000m³ para 21.000m³), a ampliação da cobertura de recebimento de carga e a alteração do layout do Teca, possibilitando mais agilidade e aumento de área útil para movimentação de cargas.

Viracopos também é o único aeroporto do Brasil a receber a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA), programa mundial do Comitê da Organização Mundial das Aduanas (OMA). A iniciativa visa colocar o Brasil em condição de país exportador e importador seguro, aperfeiçoando a cadeia logística brasileira, o que elevará o fluxo de comércio internacional.

COMPARTILHAR