O mundo da aviação também envolve negócios e muitas vezes eles não são tão bem sucedidos assim, como é o caso da aeronave comercial nomeada de “Mercure”, modelo desenvolvido na década de 70 pela fabricante francesa Dassault.

Com um público alvo e operadores de aproximadamente 150 passageiros e concorrentes diretos como o Boeing 727, Boeing 737-200, Bac 111 e o Dc-9, o Mercure viria com uma nova pegada levando mais passageiros que seus concorrentes, velocidade de cruzeiro elevada e bom desempenho para operar em pista curta, requisitos básicos para este tipo de aeronave. O francês parecia promissor para a Dassault, mas infelizmente nem tudo é como os contos da Disney, onde todos são felizes para sempre.

Foto - Aircraft Wiki
Foto – Aircraft Wiki

O modelo foi certificado na França em 30 de setembro de 1974, para operar via ILS CAT IIIA, e foi autorizado para voar um pouco antes em fevereiro daquele ano. No entanto no mesmo período houveram fatores que interferiram na aviação mundial como a crise do petróleo e queda do dólar, que no final de tudo acabou tornando o avião o caro demais para ser operado em países estrangeiros, arrasando com as chances de um amplo sucesso comercial, além disso o mesmo só tinha autonomia para 1000km em voos lotados, muito pouco até para a Europa Ocidental, aniquilando as chances de países como Estados Unidos ou Japão de operá-lo.

O Mercure acabou recebendo apenas 11 encomendas da empresa francesa de voos domésticos Air Inter, que recebeu incentivos do estado para tal motivo. Apesar de tamanho insucesso, o Mercure se mostrou uma aeronave extremamente eficiente e segura, pois em seus 22 anos consecutivos de operação de 1973 a 1995 servindo exclusivamente a Air Inter nunca se envolveu em absolutamente nenhum acidente ou incidente.

Durante sua vida útil todas as aeronaves fabricadas voaram 360 mil horas, levando 44 milhões de passageiros em cerca de 440 mil voos.

 

Características

Tripulação técnica – 3: piloto, co-piloto e engenheiro de voo;

Capacidade máxima: 162 passageiros (em alta densidade);

Comprimento: 34.84 m;

Asa: 30.55 m;

Altura: 11.36 m;

Área da Asa: 116 m²;

Peso Vazio: 31,800 kg;

Peso máximo de decolagem: 56,500 kg;

Motores: 2 × Pratt & Whitney JT8D-15 (15,500 lbf);

 

Parâmetros de voo

Velocidade máxima: 926 km/h;

Velocidade de cruzeiro: 825 km/h;

Autonomia econômica: 2,084 km;

Teto de serviço: 39,000 ft;

COMPARTILHAR
Igor Danin
Estudante , sou da Aeroflap desde novembro de 2013 e acompanhei o crescimento e sucesso da página desde o início antes de me tornar adm, e agora que faço parte da equipe cresço junto com o site.