Advertisement

2023, o ano mais seguro para voar nas companhias aéreas

IATA

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou seu Relatório Anual de Segurança da Aviação de 2023 sobre o desempenho de segurança das companhias aéreas em 2023. Segundo o relatório, a aviação continua fazendo progresso em matéria de segurança, com vários parâmetros de 2023 apresentando os melhores resultados de todos os tempos.Não houve perda total de fuselagem nem acidentes fatais envolvendo aeronaves a jato de passageiros em 2023. Mas houve um acidente fatal envolvendo uma aeronave turboélice, resultando em 72 mortes. Foram 37 milhões de de decolagens em 2023 (jatos e turboélices), representando aumento de 17% em relação ao ano anterior.

Os destaques do relatório incluem:

  • A taxa referente a todos os acidentes foi de 0,80 por milhão de setores em 2023 (um acidente a cada 1,26 milhões de voos), um avanço em relação aos 1,30 em 2022 e a taxa mais baixa em mais de uma década. Esta taxa superou a média móvel de cinco anos (2019-2023) de 1,19 (média de um acidente a cada 880.293 voos).
  • O risco de fatalidade melhorou de 0,11 em 2022 para 0,03 em 2023 e em relação à taxa de cinco anos de 0,11 (2019-2023). Com este nível de segurança, em média, uma pessoa teria que viajar de avião todos os dias durante 103.239 anos para sofrer um acidente fatal.
  • As companhias aéreas associadas à IATA e as companhias aéreas com certificação IATA Operational Safety Audit (IOSA) não sofreram acidente fatal em 2023.
  • Um acidente fatal ocorreu em 2023 com uma aeronave turboélice, causando 72 mortes. O número de acidentes fatais caiu em relação a 2022 e em relação à média de cinco anos (2019-2023), que foi de 5 acidentes fatais.

“O desempenho de segurança de 2023 continua mostrando que voar é o meio de transporte mais seguro. A aviação tem a segurança como sua principal prioridade e isso está evidente no desempenho de 2023. As operações de jatos não tiveram perdas de fuselagem ou fatalidades. 2023 também apresentou o menor risco de fatalidade e a menor taxa de “qualquer acidente”. Um acidente fatal ocorreu envolvendo uma aeronave turboélice, com 72 mortes, e isso nos lembra que ainda estamos sujeitos a problemas de segurança. E dois acidentes de grande repercussão no primeiro mês de 2024 mostram que, mesmo que voar esteja entre as atividades mais seguras que uma pessoa pode fazer, sempre há algo a melhorar. Isso é o que temos feito ao longo da nossa história. E continuaremos com a missão de tornar o voo cada vez mais seguro”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
 

TIPO DE ACIDENTE

2023

2022

MÉDIA DE 5 ANOS (2019-2023)

Taxa de todos os acidentes (acidentes a cada 1 milhão de voos)

0,80 (1 acidente a cada 1,26 milhão de voos)

1,30 (1 acidente a cada 0,77 milhão de voos)

1,19 (1 acidente a cada 0,88 milhão de voos)

Taxa de todos os acidentes das companhias aéreas associadas à IATA

0,77 (1 acidente a cada 1,30 milhão de voos)

0,58 (1 acidente a cada 1,72 milhão de voos)

0,73 (1 acidente a cada 1,40 milhão de voos)

Total de acidentes

30

42

38

Acidentes fatais

1

(0 jato e 1 turboélice)

5
(1 jato e 4 aeronaves turboélice)

5

Fatalidades

72

158

143

Risco de fatalidade

0,03

0,11

0,11

Risco de fatalidade das companhias aéreas associadas à IATA

0,00

0,02

0,04

Perda total da fuselagem de aeronave jato (a cada 1 milhão de voos)

0,00 (1 acidente de grandes proporções a cada 0,00 milhão de voos)

0,24 (1 acidente de grandes proporções a cada 4,11 milhões de voos)

0,14 (1 acidente de grandes proporções a cada 4,94 milhões de voos)

Perda total da fuselagem de aeronave turboélice (a cada 1 milhão de voos)

0,57 (1 perda de fuselagem a cada 1,76 milhão de voos)

1,76 (1 perda de fuselagem a cada 0,57 milhão de voos)

1,21 (1 perda de fuselagem a cada 1,03 milhão de voos)

Total de voos (milhões)

37,7

32,2

32,9

 

Desempenho de segurança por região

A taxa de todos os acidentes de 2023 melhorou em comparação com 2022 em todas as regiões, com exceção da América do Norte e da Ásia-Pacífico. Nenhuma região sofreu perda total de fuselagem de jato em 2023. A região da Ásia-Pacífico registrou uma perda fatal de fuselagem de aeronave turbo, com um acidente de perda de controle no Nepal em janeiro de 2023, com 72 mortes. Com isso, todas as regiões, exceto a Ásia-Pacífico, registaram risco de mortalidade zero em 2023.

  • América do Norte: A taxa de “ qualquer acidente” aumentou de 0,53 por milhão de setores em 2022 para 1,14 em 2023, mas permaneceu melhor do que a média de cinco anos da região de 1,21. A maior proporção de acidentes em 2023 estava relacionada a problemas no trem de pouso.
     
  • Ásia-Pacífico: A taxa de “qualquer acidente” aumentou de 0,56 por milhão de setores em 2022 para 0,78 em 2023, mas foi melhor que a média de 5 anos de 1,06 da região. A taxa de risco de mortalidade por milhão de setores aumentou entre as operadoras da Ásia-Pacífico de 0,00 em 2022 para 0,16 em 2023, em razão do acidente fatal no Nepal em janeiro de 2023, que ocorreu devido à perda de controle durante o voo.
     
  • África: A taxa de “qualquer acidente” melhorou de 10,88 por milhão de setores em 2022 para 6,38 em 2023, melhor do que a média de 5 anos de 7,11. Em 2023, não houve fatalidades. Esta região não tem perda total de fuselagem de jato nem acidentes fatais desde 2020. Além disso, 2023 marcou o quinto ano da África com zero acidente fatal envolvendo aeronave turboélice – a primeira ocorrência foi registrada em 2015. No âmbito da iniciativa Focus Africa, a IATA introduziu o programa CASIP para melhorar a segurança da aviação na África. O CASIP continua estabelecendo parcerias com os Estados para aumentar a implementação das Normas e Práticas Recomendadas (SARPs – Standards and Recommended Practices) da OACI. O Plano Global de Segurança da Aviação (GASP – Global Aviation Safety Plan) e o Plano Regional de Segurança da Aviação da AFI para a Implementação Eficaz das SARPs da OACI aumentaram o nível mínimo de implementação das SARPs de 60% para 75% ou mais. Apenas 12 dos 54 Estados da África atingiram este novo nível, indicando a necessidade de melhorias significativas.
     
  • Oriente Média e Norte da África: A taxa de “qualquer acidente” melhorou de 1,30 acidentes por milhão de setores em 2022 para 1,16 em 2023. Permaneceu um pouco mais alta do que a média 5 anos de 0,96. Embora nenhum acidente tenha sido relacionado à interferência no Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS – Global Navigation Satellite System, esse caso surgiu como uma área de preocupação na região.
     
  • Comunidade dos Estados Independentes (CEI): A taxa de “qualquer acidente” melhorou de 2,16 acidentes por milhão de setores em 2022 para 1,09 em 2023. Esta taxa é melhor do que a média de 5 anos da região de 3,19 acidentes por milhão de setores. Os setores da CEI podem passar por revisões acima do normal assim que os setores efetivamente voados estiverem disponíveis. Isto afetará o cálculo da taxa de acidentes e do risco de fatalidade.
     
  • Europa: A taxa de “qualquer acidente” melhorou de 0,98 por milhão de setores em 2022 para 0,48 acidente em 2023. Esta taxa é melhor do que a média de 5 anos da região de 0,77 acidentes por milhão de setores. A região apresenta risco de mortalidade zero desde 2018. A maior proporção de acidentes estava relacionada a problemas no trem de pouso.
     
  • Norte da Ásia: A taxa de “qualquer acidente” melhorou de 0,45 acidente por milhão de setores em 2022 para 0,00 em 2023. Esta taxa foi melhor do que a média de 5 anos da região de 0,16 acidente por milhão de setores. A taxa de risco de mortalidade melhorou de 0,23 em 2022 para 0,00 em 2023.
     
  • América Latina e Caribe: Em 2023, a região reverteu o aumento de acidentes relatados no ano anterior. A taxa de “qualquer acidente” por milhão de setores melhorou de 4,47 em 2022 para 0,37 em 2023, melhor do que a média de 5 anos de 1,91.

 

Taxas de perda total de fuselagem de aeronave jato por região das operadoras (a cada 1 milhão de voos)

REGIÃO

2023

2022

2019-2023

África

0,00

0,00

0,28

Ásia Pacífico

0,00

0,00

0,19

Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

0,00

1,18

0,65

Europa

0,00

0,16

0,15

América Latina e Caribe

0,00

1,43

0,29

Oriente Médio e Norte da África:

0,00

0,00

0,00

América do Norte

0,00

0,00

0,04

Norte da Ásia

0,00

0,46

0,12

Global

0,00

0,24

0,14

 

Taxas de perda total de fuselagem de aeronave turboélice por região das operadoras (a cada 1 milhão de voos)

REGIÃO

2023

2022

2019-2023

África

2,42

9,40

5,04

Ásia Pacífico

0,87

0,00

0,28

Comunidade dos Estados Independentes (CEI)

0,00

0,00

11,40

Europa

0,00

0,00

0,00

América Latina e Caribe

0,00

5,64

1,86

Oriente Médio e Norte da África:

0,00

0,00

0,00

América do Norte

0,00

0,00

0,35

Norte da Ásia

0,00

0,00

0,00

Global

0,57

1,76

1.21

 

 

 

 

 

 

IATA Operational Safety Audit (IOSA)

IOSA é o padrão global do setor para segurança operacional das companhias aéreas. Este padrão é usado por várias autoridades em seus programas de segurança regulatória.

  • Atualmente, 425 companhias aéreas possuem a Certificação IOSA, incluindo 100 que não são associadas à IATA.
  • Em 2023, a taxa de “qualquer acidente” das companhias aéreas com certificação IOSA foi 56% melhor do que a taxa das companhias aéreas sem certificação IOSA (0,69 versus 1,08).
  • A taxa média de acidentes de 2019-2023 das companhias aéreas com certificação IOSA foi de 0,84 por milhão de setores, quase três vezes melhor do que a média de 2,24 das companhias aéreas sem certificação IOSA).
  • Os 19 acidentes envolvendo companhias aéreas com certificação IOSA não resultaram em perdas de fuselagem ou fatalidades.

“As transportadoras com certificação IOSA não registaram perda de fuselagem nem acidentes fatais em 2023. Desde 2005, a taxa de “qualquer acidente” das companhias aéreas com certificação IOSA é quase três vezes melhor do que das companhias aéreas sem certificação IOSA. Este desempenho contínuo mostra que a implementação de padrões globais melhora a segurança. Com a recente transição para um modelo baseado no risco, centrado nos riscos de segurança pertinentes, mantendo ao mesmo tempo uma linha de base de segurança, a IOSA se tornará uma ferramenta ainda mais poderosa para ajudar as companhias aéreas e as autoridades reguladoras a manter e melhorar níveis muito elevados de desempenho de segurança”, disse Walsh.
 

Segurança como responsabilidade compartilhada
Uma forte cultura de segurança na indústria da aviação é essencial para a melhoria contínua em todos os aspectos das operações. A criação de um ambiente que incentive a comunicação transparente e adequada de incidentes e acidentes é essencial para identificar problemas sistêmicos e prevenir ocorrências futuras. A IATA está trabalhando ativamente em duas frentes para reforçar estes aspectos:

  • Melhorar a cultura de segurança das companhias aéreas: Em 2023, a IATA introduziu a The Safety Leadership Charter, criada para reforçar a cultura de segurança organizacional por meio do compromisso dos executivos das companhias aéreas com os oito princípios de liderança em segurança da IATA. Até o momento, 45 companhias aéreas assinaram o compromisso.
     
  • Incentivar os Estados a fornecer relatórios de acidentes apropriados, abrangentes e públicos: Uma análise realizada pela IATA das investigações de acidentes de 2018 a 2022 mostrou que pouco mais da metade desses casos são investigados e publicados conforme prescrito pela Convenção de Chicago. A falta de conformidade com as recomendações impede que os diversos grupos que fazem parte da indústria da aviação tenham acesso a informações fundamentais que poderiam melhorar significativamente a segurança dos voos.

“As melhorias na segurança e a prevenção de acidentes futuros são resultado do aprendizado com incidentes passados. Para as companhias aéreas, isso significa manter uma cultura de segurança robusta, onde cada funcionário se sinta responsável pela segurança e seja motivado a relatar informações sobre a segurança. Para os Estados, isso envolve fornecer relatórios de acidentes adequados, abrangentes e públicos. Dos 226 acidentes ocorridos nos últimos seis anos, apenas 121 relatórios finais de acidentes foram disponibilizados. Esta falha não é apenas um desrespeito à Convenção de Chicago, mas também prejudica a segurança dos nossos passageiros e tripulações. Os governos e suas agências devem intensificar seus esforços”, disse Walsh.
 

Abordagem baseada em dados

Os dados para o Relatório Anual de Segurança da IATA são coletados pelo Global Aviation Data Management (GADM) da IATA, o programa de intercâmbio de dados da aviação mais diversificado do mundo. Os dados armazenados nos bancos de dados do GADM incluem relatórios de acidentes e incidentes, ocorrências de danos no solo e dados de voo de mais de 470 participantes do setor.

“Ao analisar dados de mais de 100 mil voos por dia, por meio do GADM, a IATA aborda questões de segurança antes que elas se tornem problemas, melhorando continuamente a segurança. Por exemplo, identificamos um aumento significativo de incidentes de interferência do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), que estamos agora analisando com a ajuda de autoridades reguladoras importantes como a EASA”, disse Walsh.

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Rodrigo Rott

Categorias: Notícias, Setor Aéreo

Tags: IATA