Advertisement

5 coisas imperdíveis para fazer no Porto!

Vista Ribeira de Gaia

Que o Porto é um destino favorito de Portugal, todo mundo já sabe, mas a dúvida que fica: o que eu não posso perder em uma ida a essa cidade? Em 2019 foi a primeira vez que pisei em solo portuense e posso dizer que meu santo bateu desde o início. Não à toa que escolhi lá viver por um tempo.

Mas vamos para as dicas! Jardim do Morro, Ribeira e mais!

Vista de Gaia para Ribeira do Porto
Vista de Gaia para Ribeira do Porto

 1 – CONHEÇA A RIBEIRA

É um ponto cheio de turistas? Sim, é! Mas não tem uma vez sequer que eu vá até a Ribeira e não fique encantada com a beleza deste lugar. Pode ser de dia ou a noite. A fotografia muda conforme a luz.

Uma nativa que eu gosto muito um dia me disse “O Porto é bonito com chuva, sol, nevoeiro, frio ou calor” e assim é.

Sem disputas de Lisboa vs Porto porque cada lugar carrega sua peculiaridade e isso que é o legal da história.

Minha dica extra sobre a Ribeira: se você está com fome, não faça refeições por ali. Os preços além de serem mais salgados, as vezes não compensam na qualidade. Quando muito pode você sentar para tomar um vinho, mas pagará um pouco a mais tendo em vista a região.

Existem alguns passeios de barco pelo Douro e se você gosta deste tipo de programação, com certeza estará bem servido (porque opção é o que não falta).

Ribeira Porto
Ribeira do Porto – sente de bobeira por ali!

2 – ATRAVESSE A PONTE LUÍS I

Esta é a ponte onde passa o metro na parte de cima, sendo possível cruza-lá a pé tanto em cima como na parte de baixo. Saindo do Porto você logo chegará em Vila Nova de Gaia (onde está a maioria das caves em que é envelhecido o famoso vinho Porto).

Ponte Luís I
Atravessando a Ponte Luís I

3 – SUBA ATÉ O JARDIM DO MORRO

Se você cruzar a ponte por baixo chegará na Ribeira de Gaia, de onde terá uma linda vista para a Ribeira do Porto. Subindo uma ladeira e algumas escadas você chegará no Jardim do Morro, onde existe um por do sol digno de sentar para ver. A região está cada vez mais badalada, então o que não faltam são cervejas geladas, pessoas, música e muito agito!

Vista Jardim do Morro
Vista Jardim do Morro

Se você cruzar a ponte por cima, já chega automaticamente no Jardim. Podendo descer as escadas e fazer o caminho contrário. Eu gosto das duas opções.

Por do sol Jardim do Morro
Por do sol Jardim do Morro
4 – EXPERIMENTE UMA BOA FRANCESINHA

Francesinha é um prato tipicamente consumido no Porto, tanto por turistas, como pelos nativos. Consiste basicamente em um sanduíche com linguiça, salsicha fresca, fiambre (o que chamamos de presunto no Brasil), bife de gado, coberto com queijo posteriormente derretido e um molho peculiar.

Francesinha
Francesinha do Café Santiago
Francesinha Porto
Francesinha Lado B

Eu confesso que já tentei elencar qual a melhor francesinha que comi na cidade. E simplesmente não consigo. Parece que cada uma é boa de uma forma diferente, mas se fosse para recomendar alguns restaurantes: Lado B, Café Santiago, Brasão e tantos outros. Verifique a avaliação no Google antes que geralmente não tem erro.

5 – CONHEÇA A NOITE DAS GALERIAS PARIS

Quando estive em Portugal em 2019 realmente gostaria de ter lido esta dica em algum site de viagem. Por sorte, naquela altura recebi a recomendação de um amigo português e hoje repasso para quem gosta de uma noite descontraída.

Noite Galerias Paris
Galerias Paris

As galerias Paris consistem em uma série de barzinhos, pubs ou algo nesta linha que tornam as ruas do Porto um lugar bem movimentado. O legal é a facilidade de trocar de um bar para o outro e a grande diversidade de pessoas no local. Tem muitos turistas de vários lugares diferentes e isso traz um clima gostoso para sua viagem.

Eu poderia encher de dicas sobre esse lugar que eu gosto tanto, mas a ideia é ser objetiva para uma rápida passagem por essa cidade que nos encanta.

Se você for ao Porto e quiser mais dicas sobre este assunto em particular me disponho a ajudar!

 

No mais, sempre em frente.

Powered by GetYourGuide

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Caroline Rott

Autor: Caroline Rott

Advogada. Itinerante do mundo. Gosto de contar e ouvir histórias. Aprendo pelo caminho e, nas horas vagas, dou dicas de viagem! Contato: [email protected]

Categorias: Dicas de Viagem, Notícias

Tags: jardim do morro, o que fazer no porto, onde comer no porto, Porto, Portugal, ribeira de gaia, ribeira do porto