Advertisement

American Airlines aposentará o MD-80 nas próximas horas

A American Airlines está nos últimos preparativos para a aposentadoria do clássico MD-80, que durante muito tempo foi a principal aeronave da Trans World Airlines (TWA) e também da American Airlines após a fusão.

A retirada do MD-80 e a aposentadoria da aeronave deve ocorrer nesta quarta-feira (04/09), em um voo doméstico de Dallas para Chicago.

O MD-80 foi durante muito tempo um dos principais aviões nos voos domésticos dos Estados Unidos, quando a Boeing não tinha nada comparável em tamanho e o 727 era muito antiquado e “gastão” para cumprir esses voos curtos. Desde a década de 1980 até o início dos anos 2000 esse foi um dos principais da frota da American Airlines.

O MD-80 é chamado também de “Mad Dog”.

Para ter noção, o pico da frota de MD-80 e -90 nos Estados Unidos foi atingido em 2000, com 683 aeronaves em operação. Só na American Airlines cerca de 362 desses operavam em sua frota em 2001, quando depois do pico, a frota foi diminuindo gradualmente, até registrar 45 aviões nos dias atuais.

Nos EUA o MD-80/90 só perdia para o Boeing 737, durante seu período de domínio, e mesmo dessa forma por uma vantagem pequena, que poderia ser descontada se a McDonnell Douglas não tivesse caído em uma crise financeira. Por lá a American foi a primeira grande companhia que firmou um contrato para encomendar o MD-80, mesmo assim com grandes ressalvas, visto que ela firmou um acordo de leasing que permitia devolver a aeronave após cinco anos de uso sem penalidade, ou antes com uma taxa de cancelamento baixa.

Inicialmente o MD-80 substituiria o Boeing 727 na frota da American Airlines, com capacidade semelhante, o avião da McDonnell Douglas conseguia ser 37% mais eficiente, em comparação com o concorrente de geração anterior. No final ela usou os aviões para expandir seus voos, ao encomendar 137 aviões dessa família, enquanto continuava operando com o 727 para destinos secundários.

Em 2016 a American Airlines retirou 20 aviões MD-80 da sua frota em somente um dia.

Na frota da American Airlines os aviões da linha MD-80 serão substituídos pelos 737-800 NG, enquanto a American trabalha para substituir os 737-800 NG pelos 737 MAX 8. Dessa forma a companhia vai trabalhar com uma hierarquia dentro da sua frota.

O MD-80 deriva do DC-9, originalmente lançado pela Douglas em 1965, para concorrer com o 737-200 (Classic). Apelidado de Mad Dog, o MD-80 foi bastante modernizado para entrar no mercado na década de 80, ele é capaz de fazer pousos com o ILS CAT III ativado e também realizar procedimentos RNAV.

 

Cartão de embarque especial

A American Airlines criou um cartão de embarque especial para os fãs da companhia e do MD-80.

Esse cartão é no estilo retrô, e você pode personalizar com seu nome Clicando Aqui.

 

Funcionários da TWA lembram do MD-80

A retirada do MD-80 da American Airlines representa um fim da história para ex-funcionários da TWA, que trabalhavam com o MD-80.

Durante os anos 80, a American e a TWA usaram novíssimos MD-80 (na época) para competir entre si e com outras companhias aéreas em voos domésticos. Era a espinha dorsal das frotas domésticas de ambas as companhias aéreas naqueles anos e bastante comum em St. Louis.

Quando a American comprou os ativos da TWA, com sede em St. Louis, por falência, no início de 2001, os membros da equipe da TWA entraram na American, e os MD-80 das duas companhias passaram a fazer parte da mesma frota.

“Ao longo dos anos, provavelmente fiz mais de 100 voos nos MD-83 da TWA, que agora fazem parte de nossa frota”, disse Scott Dixon, agente de atendimento ao cliente.

Shiela Bachtell ingressou na TWA em 1968, em Los Angeles, como agente de reservas, planejando ficar seis meses e ganhar dinheiro suficiente para voltar à faculdade. “Eu peguei o vírus da aviação e me apaixonei absolutamente pelo meu trabalho”, disse ela nesta semana. Ela já foi da TWA, e agora trabalha na American Airlines.

Sheila agora trabalha como agente de atendimento ao cliente em St. Louis.

“Era uma família”, disse ela citando as operações da TWA com o MD-80 em St. Louis. “E ainda somos uma família. Todo mundo trabalhou juntos por mais de 40 anos – você cresceu com seus filhos, sabia quem estava grávida, quem estava tendo um bebê. [E anos depois], você sabia quem estava indo para a faculdade.”

St. Louis era um grande hub para a TWA, com mais de 300 voos por dia, muitos deles realizados com o MD-80.

“É um avião muito simples quando você pensa no que temos agora, com aviões mais novos e entregues com tomadas em todos os assentos e Wi-Fi de alta velocidade”, disse Sheila. De acordo com ela, os clientes adoraram a distribuição 2-3 no MD-80.

Apenas nesta semana, ela conversou com um cliente Executive Platinum que ela já viu várias vezes ao longo dos anos. “Ele me disse: ‘Esse era o meu avião. Não acredito que eles estão levando meu avião embora. As pessoas se sentem assim – é um objeto de metal, mas você sabe o que? .”

O último avião do modelo MD-80 construído na fábrica McDonnell Douglas em Long Beach, na Califórnia, foi entregue à TWA em dezembro de 1999. Esse mesmo avião, de matrícula N984TW, continuou voando para a American e será aposentado junto com o restante da frota amanhã.

Shiela estará no voo dos funcionários para Roswell, no Novo México, onde os MD-80 serão armazenados para a aposentadoria. “Será um momento agridoce ver isso acontecer”, disse ela.

Kevin King trabalha apoiando os membros da equipe na American’s Line Maintenance, em St. Louis.

“O MD-80 é o pão com manteiga da STL Tech Ops há décadas (unidade de manutenção), sua saída da lista de frotas da American será um marco significativo para todos os funcionários da American Airlines em St. Louis”.

 

Cronograma dos últimos voos com o MD-80:

Vale destacar o último voo, de numeração 80. 

VoarEncontroSaídaTempoChegadaTempo
14493 de setembroGRR1425DFW1606
23723 de setembroSAT1955DFW2110
22573 de setembroMSY1943DFW2122
10103 de setembroDFW2034STL2218
2673 de setembroDFW2226TUL2329
24544 de setembroTIC0500DFW0615
21804 de setembroAMA0500DFW0618
22324 de setembroLBB0500DFW0627
25864 de setembroPNS0500DFW0656
22004 de setembroCLE0540DFW0732
28914 de setembroVPS0545DFW0754
23384 de setembroMFE0615DFW0755
25404 de setembroOMA0600DFW0758
26054 de setembroRDU0600DFW0758
23264 de setembroDSM0600DFW0800
21854 de setembroSAT0700DFW0814
25004 de setembroCVG0629DFW0802
19994 de setembroSTL0730DFW0924
15384 de setembroVPS0719DFW0934
10384 de setembroTIC0810DFW0937
23354 de setembroABQ0650DFW0938
804 de setembroDFW09:00

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Notícias

Tags: American Airlines, MD-80