As imagens de satélite fornecidas pela Maxar Technologies mostram o porta-aviões Type-001A no lado do cais. Sete caças Shenyang J-15 são visíveis no convés, assim como quatro helicópteros. A aeronave de rotor compreende o que parece ser um trio de Changhe Z-18s e um único Harbin Z-9.
O porta-aviões partiu recentemente do estaleiro de Dalian para a Ilha Hainan, através do Estreito de Taiwan.
Quando encomendada (e nomeada), o Type-001A se tornará o segunda porta-aviões operacional da China depois de Liaoning , desenvolvida a partir do casco do Varyag , uma transportadora da classe Kuznetsov que a União Soviética nunca concluiu devido ao fim da Guerra Fria.
O Type-001A representa um marco importante para Pequim, pois é o primeiro porta-aviões projetado e construído localmente no país. Embora se pareça com Liaoning , com o mesmo motor convencional, os relatórios sugerem que ele pode transportar 44 aeronaves, em comparação com 36 para Liaoning.
A embarcação também possui radares atualizados e uma ponte modernizada.
Tanto o Liaoning quanto o Type-001A usam um salto de esqui para lançar aeronaves de asa fixa. Isso limita a carga útil e impede operações de aeronaves de apoio para missões como alerta e controle aéreo (AEW & C) e guerra anti-submarina.
O terceiro porta-aviões da China, o Type-002, será equipado com sistemas de lançamento e recuperação de aeronaves eletromagnéticas (EMALS), permitindo operar uma mistura semelhante de aeronaves de asa fixa, como as encontradas nos porta-aviões da Marinha dos EUA.
Em maio, a impressão de um artista nas mídias sociais ofereceu mais detalhes sobre o Xian KJ-600, um tipo AEW & C semelhante ao avião Northrop Grumman E-2 Hawkeye AEW & C.
As impressões sugerem que o KJ-600 com turboélice duplo também terá uma variante de entrega a bordo da transportadora (COD) semelhante ao C-2 Greyhound e uma variante de guerra anti-submarina.
Fonte: Flight Global
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