Advertisement

Aeronave tcheca L-39NG recebe seu certificado de tipo

L-39NG Hungria Aero República Tcheca

A nova aeronave, que continua na tradição da lendária aeronave de treinamento L-39 Albatros, recebeu sua certificação de tipo menos de dois anos após o lançamento do primeiro protótipo.

O certificado de tipo significa que a aeronave agora é elegível para operar no espaço aéreo internacional e atende a todos os requisitos de segurança. É também um pré-requisito importante para entregas aos clientes. O L-39NG é uma das primeiras aeronaves militares certificadas pelas novas normas militares supranacionais (EMAR 21 e EMACC), o que significa que a sua certificação é reconhecida por todas as autoridades militares da UE e da OTAN. A certificação da aeronave ocorreu conforme o planejado. Como parte dos testes, a Aero realizou cerca de 300 voos de teste em dois protótipos voadores e extensos testes de solo em dois protótipos estáticos.

É a conclusão de 13 anos com a Penta como única acionista da Aero Vodochody. “Este é um ponto de viragem, um sucesso extraordinário para os funcionários da Aero, o que prova que trazer de volta à Aero a produção de um novo avião militar checo projetado e desenvolvido foi a decisão certa. O investimento atual no projeto ultrapassou CZK 2 bilhões, e representa a base para um bom futuro da empresa ”, disse Marek Dospiva, coproprietário da Penta Investments.

Fuselagem do L-39NG durante o teste
Foto: Aero Vodochody Aerospace

“Esta é uma ótima notícia para o L-39NG e para toda a indústria de aviação tcheca. Receber um certificado de tipo é um passo importante no desenvolvimento da aeronave e, ao mesmo tempo, é uma mensagem importante para nossos clientes. para agradecer a todos aqueles que contribuíram para este sucesso excepcional “, acrescentou Jiří Podpěra, Presidente da Omnipol, que é o parceiro estratégico neste novo projeto de aeronaves.

“Este marco é a nossa notícia importante para os tradicionais Dias da OTAN em Ostrava, conforme prometemos no ano passado. O L-39NG é uma aeronave completamente nova que supera todos os requisitos atuais e futuros para o treinamento moderno de pilotos, juntamente com um custo de propriedade muito competitivo. Acreditamos que a certificação contribuirá de forma significativa para os pedidos futuros, que poderemos anunciar em breve. Meus sinceros agradecimentos a todos os funcionários, fornecedores e parceiros por seus esforços profissionais e excelente colaboração “, disse Dieter John, presidente e CEO da Aero Vodochody.

O desenvolvimento da aeronave não termina com a obtenção de um certificado de tipo. Melhorias adicionais e expansão de capacidades de acordo com os requisitos do cliente serão gradualmente adicionadas ao processo de certificação.

O novo avião a jato L-39NG é um projeto conjunto da Aero Vodochody, seu acionista Penta Investments e do grupo OMNIPOL, que é o parceiro estratégico e igual co-proprietário do projeto L-39NG. Com base num Acordo assinado em junho de 2020, a Penta Investments entregará a Aero Vodochody aos seus novos proprietários, representados pela OMNIPOL com 49% e o empresário húngaro András Tombor com 51%.

A aeronave L-39NG estará mais uma vez presente nos Dias da OTAN. Desta vez, os dois protótipos de voo aparecerão – um em uma tela estática na zona VIP, o outro no início da demonstração de voo de sábado.

L-39NG
L-39NG- Foto: Aero Vodochody

A aeronave L-39NG é um jato leve moderno e eficaz, capaz de servir em uma função de ataque leve e / ou sistema de treinamento abrangente e unificado para as forças aéreas modernas. O L-39NG é baseado no conceito aerodinâmico do atual L-39 com recursos otimizados para reduzir a resistência e aumentar a eficiência e utiliza as mais recentes tecnologias e equipamentos. A potência é fornecida pelo moderno motor FJ44-4M fornecido com o serviço de suporte do motor TAP Blue para garantir uma aeronavegabilidade sem precedentes e custos de manutenção previsíveis. Os aviônicos da aeronave são preparados para treinar futuros pilotos de aeronaves de 4ª e 5ª geração e podem ser ajustados às necessidades do cliente. O L-39NG é equipado com cinco hard-points para armas. A aeronave também apresenta uma ampla gama de tecnologias de simulação, incluindo a integração em centros de simulação tática de alta tecnologia com o objetivo de aumentar a eficiência do treinamento. O parceiro estratégico do projeto L-39NG é a empresa checa OMNIPOL por ter 50% de participação e contribuição financeira no projeto.

Fonte: AeroVochody

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.