A Northrop Grumman Corporation transportou com sucesso a quinta aeronave OTAN Alliance Ground Surveillance (AGS), através de um voo transatlântico sem escalas. A aeronave decolou na quarta-feira, 11 de novembro, de Palmdale, Califórnia, e pousou quase 20 horas depois, em 12 de novembro, na Base Aérea de Sigonella, em Sigonella, Itália.
O veículo aéreo é a última das cinco aeronaves RQ-4D da OTAN, concluindo assim as entregas na Base Operacional Principal (MOB) do sistema AGS da OTAN de sistemas compostos por segmentos de aeronaves, solo e suporte. Ainda há trabalho para concluir a transferência do Sistema AGS para a Força AGS da OTAN (NAGSF).
“Assim que o sistema AGS da OTAN conseguir a transferência, os comandantes da OTAN terão maior flexibilidade e redundância para apoiar a missão de proteger as tropas terrestres, populações civis e fronteiras internacionais em tempos de paz e de conflito, bem como missões humanitárias durante desastres naturais”, disse Jane Bishop , vice-presidente e gerente geral de sistemas autônomos, Northrop Grumman.
O NATO AGS RQ-4D é baseado na vigilância de área ampla da Força Aérea dos EUA, Global Hawk. O sistema NATO AGS não tripulado de alta altitude e longa duração, que inclui o radar de programa de inserção de tecnologia de radar multiplataforma, fornece inteligência de ponta, vigilância e capacidade de reconhecimento que é capaz de fornecer consciência situacional quase em tempo real 24 horas por dia , sete dias por semana. Liderada por Northrop Grumman, a equipe da indústria da OTAN é composta por empresas de todos os países membros da OTAN, incluindo Leonardo, Airbus e Kongsberg e outras empresas de defesa de todas as Nações Procuradoras da AGS.
Fonte: Northrop Grumman
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