Advertisement

Aeroporto de Passo Fundo (RS) entra nas últimas etapas de certificação para operar novamente voos

Aeroporto de Passo Fundo

Servidores técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) estão em Passo Fundo, nesta semana, fazendo as medições e marcações na pista antes de outro órgão vinculado a Aeronáutica realizar o voo que dará a autorização para a retomada do funcionamento do Aeroporto.

Entre esta terça (11) e a quinta-feira (13), servidores técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), órgão vinculado ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – II (CINDACTA), estão trabalhando no levantamento topográfico e nas marcações da pista do Aeroporto Lauro Kortz.

IU-50 GEIV
O avião dos voos baixos fará testes em breve no Aeroporto de Passo Fundo (RS).

A ação antecede o voo-teste que será feito nas próximas semanas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), ligado a Aeronáutica, com o objetivo de garantir a liberação das operações aeroportuárias e a retomada dos voos comerciais no local.

O trabalho dos técnicos do ICA foi acompanhado pelos secretários Municipais de Obras, Rubens Astolfi; e pelo de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello; que compõem o Grupo de Trabalho criado pelo prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, para que a Prefeitura participe de todas as etapas até a liberação de todas as atividades no Aeroporto.

“Este Grupo tem feito um trabalho muito importante, porque apesar das aferições e das liberações serem responsabilidade do Governo Federal e dos órgãos nacionais competentes, o Município pode colaborar em outras frentes de ação, que é o que vem ocorrendo”, disse Pedro.

Conforme Astolfi, o ICA é responsável pelos levantamentos topográficos e pela conferência das marcações do PAPIs – os equipamentos de segurança que já foram aferidos pelo CINDACTA II, recentemente.

“Os técnicos do Instituto estão fazendo as conferências do nivelamento da cabeceira e das áreas da pista, de manobra e do pátio, além de marcarem o ponto de origem, que é o ponto mais importante para permitir o voo-teste”, explicou o secretário de Obras, complementando que este tipo de trabalho topográfico serve de base para o mapeamento da nova estrutura do Aeroporto. “Esta etapa antecede o voo-teste de homologação da pista, que é a última fase antes da liberação dos voos comerciais”.

 

Via: Prefeitura de Passo Fundo

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeroportos, Notícias

Tags: Aeroporto, certificação, obras, Passo Fundo, usaexport