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A ascensão das soft skills – o que é importante para o empregador?

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No cenário atual de carreira, uma coisa ficou clara: não é apenas o que você sabe, mas como você o utiliza que conta. As soft skills estão lentamente ocupando o centro das atenções no mundo do recrutamento. As empresas não estão mais interessadas apenas em habilidades técnicas, como conhecimento técnico ou qualificações acadêmicas. Eles agora reconhecem que outras competências são a cola que mantém unido um local de trabalho produtivo e harmonioso.

Jainita Hogervorst, Diretora da Aerviva Aviation Consultancy, explica a importância das habilidades interpessoais e a mudança na mentalidade das empresas, bem como formas práticas de avaliar essas habilidades durante o processo de recrutamento, ajudando empresas e candidatos a emprego a entender o que realmente importa no mercado de trabalho atual.

O papel das soft skills em um ambiente profissional

Habilidades sociais e habilidades básicas são dois tipos diferentes de habilidades que as pessoas trazem para o local de trabalho. Embora as habilidades básicas sejam conhecimentos e habilidades técnicas específicas ou relacionadas ao trabalho, como programação ou contabilidade, as habilidades interpessoais são as qualidades pessoais e sociais que nos ajudam a trabalhar bem com outras pessoas. A Deloitte prevê que até 2030 os empregos de soft skills representarão 63% de todos os empregos. “No passado, muitas vezes era dada mais importância às hard skills, mas hoje em dia, no nosso mundo de trabalho em rápida mudança, outras competências estão ganhando destaque. Estas são as qualidades e habilidades pessoais que nos tornam eficazes no local de trabalho. Pense nelas como as “habilidades pessoais” que nos ajudam a trabalhar bem com os outros. Quer você trabalhe em equipe, seja um comunicador eficaz ou alguém que consegue navegar pelas reviravoltas de um ambiente de trabalho dinâmico, suas habilidades interpessoais são tão valiosas quanto qualquer outra ferramenta em sua caixa de ferramentas profissional”, afirma Hogervorst.

Segundo ela, as soft skills não são apenas importantes; eles são essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Eles nos permitem colaborar de forma eficaz, resolver problemas e lidar com desafios com mais facilidade: “Normalmente, a adaptabilidade, a comunicação e a inteligência emocional se destacam. Adaptabilidade significa ser flexível e aberto à mudança, o que é crucial no mundo acelerado de hoje, e especialmente na indústria da aviação. Por exemplo, os pilotos, a tripulação e os engenheiros necessitam de fortes competências interpessoais à medida que interagem com os passageiros e o pessoal de terra para garantir operações perfeitas de e para os destinos. Uma boa comunicação nos ajuda a transmitir nossas ideias e a compreender os outros. A inteligência emocional permite-nos reconhecer e gerir as nossas próprias emoções e as dos outros, promovendo relacionamentos positivos.” Por exemplo, um estudo intitulado Supervisor Emotionally Intelligent Behaviour and Employee Creativity, conduzido pela Universidade de Yale, descobriu que pessoas com gestores emocionalmente inteligentes eram mais felizes, mais criativas e mais inovadoras.

Por que novos colegas tendem a fracassar: a falta de habilidades interpessoais é crítica

O Diretor da Aerviva Aviation Consultancy garante que a importância das soft skills no local de trabalho está crescendo por alguns motivos importantes, começando pela tecnologia: “Como a tecnologia está avançando rapidamente, e embora nos ajude a fazer muitas coisas, ela não pode substituir compreensão, trabalho em equipe e boa comunicação. Com mais pessoas trabalhando remotamente ou em equipes diversas, essas habilidades tornam-se ainda mais críticas porque ajudam a construir confiança e cooperação entre os membros da equipe.”

O Skillshub descobriu que as soft skills recebem uma média de 12.100 pesquisas por mês, apoiando o interesse do público por elas. As mais buscadas são habilidades interpessoais (22,2 mil buscas mensais), habilidades de liderança (8,1 mil buscas mensais) e habilidades organizacionais (4,4 mil buscas mensais).

Conforme relatado em uma pesquisa da McKinsey intitulada “Construindo habilidades da força de trabalho em escala para prosperar durante – e depois – a crise da COVID-19”, a proporção de empresas que abordam a empatia e as habilidades interpessoais dobrou em 2020. Além disso, o relatório Global Talent Trends do LinkedIn revela que 92 % dos profissionais de aquisição de talentos pensam que as soft skills são tão ou mais importantes que as hard skills. E 89% disseram que quando uma nova contratação não dá certo, é porque faltam habilidades interpessoais críticas.

“É importante mencionar que as soft skills também impulsionam a inovação porque as pessoas que conseguem ouvir os outros e partilhar as suas ideias livremente criam um ambiente mais criativo. As empresas percebem esses benefícios, e dados recentes, como mencionado acima, mostram que estão dando mais atenção a isso na hora de recrutar. As empresas acreditam que são mais difíceis de encontrar do que as hard skills, por isso, à medida que o nosso mundo muda, as soft skills estão se tornando cada vez mais valiosas no local de trabalho”, comenta Hogervorst.

O processo de avaliação de habilidades sociais pode ser complicado

Avaliar habilidades interpessoais durante o processo de recrutamento pode ser um desafio. Ao contrário das hard skills, que podem ser testadas através de exames ou certificações, elas tratam mais de como uma pessoa se comporta e interage com outras. Isso os torna um pouco difíceis de medir. O Diretor da Aerviva Aviation Consultancy compartilha alguns métodos úteis que as empresas podem usar. “As entrevistas comportamentais são uma forma – nessas entrevistas, os candidatos são solicitados a compartilhar exemplos reais de como lidaram com situações no passado, revelando suas habilidades de resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe. Os cenários de dramatização também podem ajudar as empresas a ver como um candidato pode agir em situações específicas relacionadas ao trabalho. Além disso, as avaliações de personalidade fornecem insights sobre as características de uma pessoa e como ela pode se encaixar em uma equipe. Por último, a verificação de referências e a solicitação de exemplos de experiências anteriores de um candidato podem fornecer às empresas informações valiosas sobre suas habilidades interpessoais, ajudando-as a tomar melhores decisões de recrutamento”, sugere Hogervorst.

Concluindo, embora seja comparativamente mais difícil avaliar as soft skills durante o processo de recrutamento, hoje em dia elas contribuem fortemente para o sucesso no local de trabalho: abrangendo qualidades pessoais e capacidades sociais, as soft skills estão promovendo a colaboração eficaz e a resolução de problemas. Significa que, no cenário contemporâneo, os recrutadores devem prestar igualmente atenção a ambos os tipos de competências.

Via: AERVIVA DWC LLC

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