Advertisement

Acidente com dois Super Tucano deixa quatro mortos na Indonésia

Quatro pilotos da Indonésia morreram em acidente com dois A-29 Super Tucano. Imagem via redes sociais.

Um grave acidente envolvendo dois turboélices Embraer A-29 Super Tucano da Força Aérea da Indonésia (TNI AU) deixou quatro mortos na manhã desta quinta-feira (16), na cidade de Pasuruan, em Java Oriental. 

Informações preliminares da mídia local e da própria TNI AU apontam para uma colisão em voo durante uma missão de treinamento. Segundo a força aérea, uma esquadrilha de quatro A-29B, cada um com dois pilotos, decolou da Base Aérea Abdulrachman Saleh, por volta de 10h50 (horário local).

Segundo o Comandante da TNI AU, Marechal Fradjar Prasetyo, o treinamento envolvia a proficiência em voo de formação. Por volta das 11h18 o controle de voo perdeu contato com as aeronaves. Dois A-29 retornaram à base, enquanto os outros dois, matrículas TT-3103 e 3111, caíram. Moradores da região escutaram “explosões” pouco antes de verem os aviões caindo. 

Morreram o Tenente Coronel Sandhra Gunawan e Coronel Widiono, a bordo do A-29 3111, e o Major Yuda Anggara Seta e Coronel Subhan, a bordo do Super Tucano 3103. 

A Força Aérea da Indonésia é uma das 18 operadoras do A-29, tendo adquirido 16 aviões diretamente com a Embraer em 2011. Os quatro primeiros aviões chegaram no ano seguinte. No país, os Super Tucano são operados pelo Esquadrão 21 a partir da base de Lanud Abdul.  Este é o segundo acidente envolvendo um A-29 no país. A TNI-AU já havia perdido um de seus Super Tucano em 2016. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Indonésia, Super Tucano, usaexport