Advertisement

Acidente com helicóptero H225 mata Ministro do Interior da Ucrânia

Acidente com helicóptero Airbus H225 deixou 14 mortos, incluindo três crianças e o Ministro do Interior da Ucrânia. Aeronave caiu ao lado de um jardim de infância em Kiev. Foto via @Harry_Boone

Um acidente com um helicóptero Airbus H225 do Serviço Estatal de Emergências da Ucrânia (SES) matou 14 pessoas, incluindo o Ministro do Interior do país, na quarta-feira (18), em Kiev. O acidente está sendo investigado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU). 

A aeronave de fabricação francesa ostentava o número 54 Azul e caiu perto de um jardim de infância no bairro de Brovary. A queda do helicóptero matou todas as nove pessoas a bordo – seis funcionários do Ministério do Interior, incluindo o líder da pasta Denys Monastyrsky e três tripulantes – e três crianças que brincavam perto do local da queda. Outras 10 crianças e 15 adultos também se feriram. 

Monastyrsky é o mais importante oficial ucraniano a falecer desde que o país foi invadido pela Rússia em fevereiro de 2022. Em vídeo, o presidente Volodymyr Zelensky afirmou que o acontecido foi uma tragédia terrível e ainda ligou, de forma indireta, o acidente à guerra travada com a Rússia há quase um ano. 

“Toda morte é resultado da guerra”, disse Zelensky. No entanto, ainda não se sabe se a queda do helicóptero é resultado de alguma ação russa. O presidente ordenou que o SBU (agência de inteligência e segurança da Ucrânia) lidere a investigação sobre o acidente fatal, ao lado da Polícia Nacional Ucraniana. 

Sabotagem está entre as causas investigadas

Ainda é muito cedo para apontar os fatores que levaram à queda do helicóptero H225 na Ucrânia. Em comunicado através das redes sociais, o SBU disse que já está investigando o acidente aeronáutico.

“Atualmente, várias versões da tragédia estão sendo consideradas, incluindo: Violação das regras de voo [falha humana];  falha técnica do helicóptero; ações deliberadas para destruir o veículo [sabotagem].”

Ucrânia adquiriu 21 helicópteros H225 da Airbus Helicopters em 2018. Foto: Airbus.
Ucrânia adquiriu 21 helicópteros H225 da Airbus Helicopters em 2018. Foto: Airbus.

Até o momento não existem quaisquer indicações claras sobre o que o causou o acidente. Mesmo após a fala do presidente Zelensky, demais autoridades não fizeram nenhuma acusação contra a Rússia. Yurii Ihnat, porta-voz da Força Aérea Ucraniana, disse ser “muito cedo para falar sobre as razões do incidente.”

Aeronave estava há menos de três anos em operação na Ucrânia

O helicóptero acidentado era um H225, fabricado pela Airbus Helicopters; é o mais novo e potente membro da família de helicópteros Puma, que tem suas origens no Aérospatiale SA 330 Puma.

Desenvolvido para uso militar, possui um par de motores turboeixo Turbomeca Makila 2A1 e pode transportar 28 soldados, 19 passageiros ou 5,6 toneladas de carga dependendo da configuração. O modelo era similar ao adquirido por 11 países, incluindo o Brasil, onde é operado pelas três forças armadas. Por aqui o helicóptero recebe três designações: HM-4 Jaguar para o Exército, UH-15/AH-15 Super Cougar para a Marinha e H-36 Caracal para a Força Aérea. 

Em julho de 2018 a Ucrânia assinou um Acordo Intergovernamental cobrindo a compra de 55 helicópteros: 21 H225 reaproveitados, 10 H145 novos e 24 H125, todos fabricados pela Airbus e destinados a busca e salvamento (SAR), atendimento médico e urgência e outros serviços públicos. No mesmo ano o país recebeu os dois primeiros H225. 

No entanto, a aeronave acidentada nesta semana havia siso entregue apenas em novembro de 2020, ou seja, estava com o país há cerca de um ano e dois meses. Segundo o SES, a aeronave estava sendo usada para “transporte do pessoal aos locais de emergência”. A organização também diz que “a tripulação do helicóptero foi treinada para realizar tarefas em condições difíceis, [e] tinha o número necessário de horas de voo.”

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, H225, Ucrânia, usaexport