MiG-21 Bison da Força Aérea Indiana.

O Group Captain Ashish Gupta da Força Aérea Indiana faleceu em um acidente com um caça MiG-21 Bison na manhã de hoje (17). Segundo a Força Aérea, o caça caiu enquanto decolava para uma missão de treinamento de combate em uma base na região central do país, sem dar mais detalhes sobre o acidente. 

Esse é o segundo acidente com um MiG-21 indiano em dois meses. Em janeiro, outro caça caiu na região do Rajastão, com o piloto se ejetando. 

De acordo com o India Todayo acidente de hoje tem uma triste ironia: o Group Captain Ashish se tornaria o comandante do Esquadrão de MiG-21 no Rajastão. A promoção foi atrasada pelo acidente de janeiro. 

O caça de origem soviética construiu uma certa infâmia por conta da quantidade de acidentes que se envolveu. O site Cavok Brasil, citando o Ministério da Defesa Indiano, diz que mais de 400 MiG-21 indianos caíram desde os anos 70. 

Atualmente, a Força Aérea Indiana possui aproximadamente 130 caças do modelo em serviço ativo e está adquirindo o HAL Tejas para substituir seus MiG-21.