Advertisement

Adeus? Icônico Boeing 747 ex-Ed Force One do Iron Maiden é estocado no Reino Unido

Iron Maiden Boeing 747

Apelidado de ‘Ed Force One’ e responsável por transportar a banda Iron Maiden em 2016 durante a turnê mundial The Book Of Souls, o Boeing 747-400 TF-AAK foi estocado no aeroporto de Cotswold, Reino Unido, na última terça-feira (19).

 

Na ocasião, sob comando de Bruce Dickinson, a aeronave pertencente à Air Atlanta Icelandic recebeu uma pintura especial com o mascote Eddie the Head e o nome da banda estampado na fuselagem, levando os fãs da banda e os spotters ao delírio. Curiosamente, o avião contou com o nome de todas as cidades ao redor do mundo que fizeram parte da turnê no bico da aeronave.

Boeing 747 Iron Maiden
Foto: Aeroporto de Brasília

Com uma configuração exclusiva para o transporte da banda, bem como a equipe técnica e os instrumentos musicais, o Ed Force One se tornou uma das aeronaves mais icônicas na história da banda, lembrando que o Iron Maiden já realizou outra turnê com um Boeing 757-200 personalizado durante a turnê The Final Frontier World Tour, em 2011. 

Boeing Iron Maiden
Em 2011, o Iron Maiden utilizou um Boeing 757-200 para a sua turnê mundial, o avião passou pelo Brasil Foto: aeroprints.com, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

 

Visita ao Brasil quase cancelada em 2016

Durante a visita da banda na América do Sul, mais precisamente no Chile, a aeronave acabou sendo atingida por um rebocador de solo, quase comprometendo a vinda da 747 ao Brasil.

A aeronave da banda passou por uma manutenção em tempo recorde (10 dias) que envolveu a troca de dois motores, com carenagem e reversores, logo após, foi transladado para o Aeroporto de Brasília (relembre aqui a visita na capital federal).

No Brasil, o Ed Force One visitou os aeroportos de Brasília, Fortaleza e Guarulhos, deixando de fora Confins e o Galeão em decorrência do incidente no Chile.

Com passagens marcantes por Nova Zelândia, Canadá, Brasil, Tóquio, Joanesburgo, Paris e demais cidades, a banda se despediu do Ed Force One com um vídeo especial para relembrar os momentos marcantes da banda a bordo do 747.

Nele, Bruce Dickinson dá mais detalhes das operações, incluindo todo o trabalho da tripulação durante a série especial de voos, vale a pena conferir:

 

 

Com 19 anos de operações, este Boeing 747-400 foi entregue em 2003 para a Air France com o registro F-GITH.

Após 12 anos de serviços prestados para a Air France, a aeronave em 2016 passou a fazer parte da islandesa Air Atlanta Icelandic, companhia especializada em voos fretados de passageiros e de carga, com o Iron Maiden sendo o primeiro cliente. 

Em seguida, a aeronave prestou serviços para a Saudia, principal companhia aérea da Arábia Saudita por quase quatro anos, quando foi estocada no início da crise da pandemia até meados de outubro de 2021, conforme os dados do site Planespotters.net.

Após um hiato de um ano e quatro meses e operando novamente para a Air Atlanta Icelandic, o TF-AAK realizou uma série de voos fretados de passageiros e de carga, tendo ao que tudo indica o seu último voo na terça-feira (19), quando a aeronave foi enviada para o aeroporto de Cotswold, local conhecido por armazenar e realizar o desmonte de aeronaves.

Com o futuro incerto, é bem provável que o TF-AAK não retorne aos céus em decorrência da sua idade e ciclos de uso.

Além disso, por se tratar de um Boeing 747-400, este avião pode facilmente servir de reposição de peças para outras aeronaves do mesmo modelo, em um mercado que está bastante aquecido na era pós-pandemia.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Boeing 747, Boeing 747-400, Iron Maiden, Pinturas especiais, usaexport