Boeing 737 MAX

A Transport Canada deverá autorizar o reinício das operações de voos comerciais com o Boeing 737 MAX no dia 21 de janeiro.

A WestJet planeja utilizar esse dia para retomar os voos com o 737 MAX. Inicialmente a companhia quer operar três voos semanais de ida e volta entre Calgary e Toronto com o MAX.

“Atualmente operamos até 6 voos diários de ida e volta entre as duas cidades, permitindo flexibilidade aos hóspedes na escolha de um voo alternativo. Rotas adicionais serão incluídas em nossa programação de voos de inverno entre agora e abril de 2021”, disse a aérea em nota oficial.

A Transport Canada ainda não autorizou oficialmente a retomada de voos com o 737 MAX, algo que já está ocorrendo em outros países. 

Antes de um retorno ao serviço da aeronave no espaço aéreo canadense, a Transport Canada exigirá:

  • Modificações na aeronave conforme especificado na Diretiva de Aeronavegabilidade Canadense;
  • Incorporação do currículo revisado de treinamento de pilotos no programa de treinamento aprovado pela Transport Canada para cada companhia aérea canadense;
  • As companhias aéreas devem realizar manutenção em cada aeronave para garantir que ela funcionará com segurança, uma vez que a aeronave está armazenada há algum tempo.

Especificamente, as mudanças no projeto canadense do Boeing 737 MAX incluirão um procedimento de cabine de comando aprimorado que fornece a opção de um piloto em comando desativar um sistema de alerta alto e intrusivo (comumente chamado de “stick shaker”) quando o sistema tiver foi erroneamente ativado por uma falha no sistema do sensor de ângulo de ataque (MCAS).

Esse recurso ajudará a reduzir a carga de trabalho do piloto, dado o que foi aprendido com os dois trágicos acidentes e foi totalmente avaliado pelos pilotos de teste de voo da Transport Canada. Também haverá diferenças no treinamento, incluindo o treinamento no procedimento aprimorado da cabine de comando.

As duas maiores companhias aéreas do Canadá, a Air Canada e a privada WestJet Airlines, operam com a aeronave, e tem encomendas para receber nos próximos meses.

 

DEIXE UMA RESPOSTA