Aviation XP Aviatrade
Foto: Gisele Orquídea/Aeroflap

O estado do Paraná sediará nesta sexta e sábado, dias 10 e 11 de junho, a primeira edição da Aviation XP-Sul. O evento acontecerá nas proximidades de Curitiba, mais especificamente no município de Palmeira, e contará com palestras, exposição de aeronaves, produtos, serviços e debaterá temas pertinentes à aviação geral.

Entre os participantes, estarão pilotos, donos de aeronaves, empresas de táxi aéreo, autoridades, administradores de aeroportos, empresas de ground handling, empresários do agronegócio e outros.

O Paraná foi o escolhido para receber a Aviation XP pela força que representa na região Sul em termos de aviação geral no país.

Para se ter uma ideia do potencial do setor, o estado foi o que mais contribuiu para o crescimento de turboélices no Brasil entre os anos de 2019 e 2020, com um acréscimo de 16 aeronaves na frota.

Entre as empresas que participarão estão a Aeromecânica, Tecnam Aircraft, Jet Avionics, IAS, Thorus Aero Service, Helicidade, Aerotrading, Lodestar, AGS, entre outras.

O evento conta com apoio da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA) Brasil, Associação Brasileira de Operações Aeromédicas (ABOA), Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE), Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) e Aeroparque Aldeia da Serra.

Evento acontece no Aeroparque Aldeia da Serra

Para quem ainda não conhece, o Aeroparque Aldeia da Serra nasceu de um projeto iniciado em 2009 com foco principal na aviação executiva. Um aeródromo com foco no operador de pequeno e médio porte, 99% do mercado executivo da nossa região.

As operações foram iniciadas em 2017 com a oferta de 62 espaços para hangares em módulos de 600m². Hoje com aproximadamente 50% dos espaços já ocupados/construídos por hangares que variam de 600m² a 1800m² e 100% dos espaços vendidos.

Segundo dados de 2020 do Anuário Brasileiro de Aviação Civil, o Paraná possui uma frota de 1.926 aeronaves convencionais, 288 helicópteros, 181 turboélices, 106 jatos e 3 anfíbios. E, quando se trata de aeródromos privados (sem considerar helipontos e helidecks), o estado também é o destaque da região com 69 unidades.

Lá estão também importantes empresas do segmento de táxi aéreo, manutenção, entre outros.

Trajetória de sucesso começou em 2021

A Aviation XP chega à região Sul após uma primeira edição bem-sucedida no ano passado, na cidade de Goiânia (GO). Ao longo dos dois dias de atividades, o evento contou com a participação de 2.200 visitantes, movimentando um valor de US$ 8 milhões em negócios fechados.

Participaram da feira grandes empresas como a Tecnam, fabricante italiana de aeronaves, Sete táxi aéreo, TAM Aviação e Executiva, Bell, Aerian Aviation, Global Parts, Aerotrading, Piper, Antares Pólo Aeronáutico e Life JEt.

“Ficamos muito surpresos com a força da aviação geral nessa região, com empresas consolidadas, e mais ainda com a receptividade do evento”, disse Gledson Castro, diretor da G2C Events, organizadora da feira.

Após ser realizada no Paraná, a Aviation XP seguirá para sua segunda edição em Goiânia (GO), nos dias 29 e 30 de junho.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 95032-2952. Mais informações em https://aviationxp.com.br/

Serviço – Aviation XP
Local: Aeroparque Aldeia da Serra – Palmeira, PR, 84130-000 (a 40 minutos de Curitiba)
Data: 10 ( sexta) e 11 de junho (sábado)
Horário: Das 13h às 19h