Foto: Textron Aviation

A Cessna concluiu os testes iniciais em solo do turboélice bimotor SkyCourier, com o protótipo da Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC mais próximo do primeiro voo, programado para meados do ano.

A Cessna diz que os testes de solo, realizados em sua base em Wichita, Kansas, “verificaram a funcionalidade” do sistema de combustível e dos motores das aeronaves utilitárias, bem como a interface com os sistemas aviônicos e elétricos.

Chris Hearne, vice-presidente sênior de programas e engenharia da Textron Aviation, controladora da Cessna, diz que o teste do motor é “um passo fundamental para provar a maturidade da aeronave e de seus sistemas enquanto nos preparamos para o primeiro voo”.

Foto: Textron Aviation

A Cessna diz que, além do primeiro protótipo, cinco artigos adicionais de teste de voo e no solo estarão envolvidos na campanha de desenvolvimento e certificação do SkyCourier, embora não tenha sido divulgado um prazo para a validação e entrada em serviço da aeronave. 

O tipo de asa alta será oferecido em várias configurações, incluindo cargueiro, passageiro ou combinado – tudo baseado em uma “plataforma comum” com uma carga útil de 2720 kg.

A Textron Aviation diz que projetou a aeronave não pressurizada para “alta utilização” e para fornecer “uma combinação de desempenho robusto e custos operacionais mais baixos”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA