Aeronave da GOL fez pouso não previsto por combustível insuficiente

por Aeroflap

Uma aeronave da GOL precisou fazer um desvio na manhã de hoje após ficar sem combustível suficiente para cumprir a rota de Guarulhos até Fortaleza. Quando estava na altura de Salvador o piloto da aeronave entrou em contato com a torre de controle e solicitou alternar para Salvador, para um pouso não programado para reabastecimento da aeronave, dizendo que estava sem combustível suficiente para seguir na rota.

O voo afetado foi o G3 1520, que decolou às 07h55 de Guarulhos e pousou às 12h56 em Fortaleza, após reabastecer o comandante seguiu o voo. Caso a escala não fosse realizada o voo chegaria na capital cearense às 11h20.

A equipe da Aeroflap relembra que uma aeronave precisa estar cumprindo (em relação ao combustível) a norma RBAC 121 para fazer um voo comercial regular com passageiros, que estipula combustível para cumprir uma rota de A até B, mais 10% do combustível usado para ir de A até B como reserva, mais um combustível para chegar em um aeroporto alternativo C a partir de B, e mais combustível para ficar 30 minutos em espera a 1500 pés.

A companhia disse que o voo fez a escala para continuar se enquadrando nesses requisitos técnicos e de acordo com o planejado. Em nota a companhia disse que “o comandante desta aeronave, ao verificar os parâmetros de voo no ponto de referência, optou por seguir para o aeroporto de Salvador, respeitando todos os padrões de segurança e as regras aplicadas no planejamento.”

Via – G1

Agradecimentos ao Felipe Caixeta pelas informações sobre o combustível da aeronave.

Nota do Editor – A companhia NÃO indicou a causa do ocorrido, e disse apenas que o piloto seguiu a norma, já citada na matéria acima, estando assim dentro da regulamentação da ANAC. O piloto citou em seu áudio o procedimento de redespacho, algo comum na aviação, porém não há provas do mesmo por enquanto no documento original de despacho do voo, visto que a GOL não relatou a causa do ocorrido. Não acusamos a companhia de nada na postagem acima, só relatamos o caso e os detalhes técnicos envolvidos em relação ao combustível.

Autor: Aeroflap

Categorias: Notícias, Outros

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