Aeronaves Cessna Caravan 208 ficam a 5 segundos de colisão aérea na Inglaterra

por Aeroflap

Os investigadores britânicos estão fazendo uma investigação de uma quase colisão entre duas aeronaves Cessna Caravan 208 no aeródromo de Sibson, perto de Peterborough.

O Controle do aeródromo de Sibson percebeu que as aeronaves estavam bem perto uma da outra, só que os pilotos das aeronaves não perceberam a proximidade de ambas aeronaves durante o pouso. Sendo assim o controlador ordenou que a aeronave que estava mais acima da outra fizesse uma arremetida e prosseguisse para uma novo circuito. A distância entre as aeronaves era de 5 segundos.

“Como resultado, o modelo mental do piloto superior foi que não havia outras aeronaves na final e, portanto, elas foram efetivamente [as primeiras da fila a pousar]”, acrescenta. Quando a aeronave mais baixa chamou novamente que estava em aproximação final, o piloto superior interpretou a chamada como significando que esta aeronave estava atrás deles.

Um dos Caravan 208 estava realizando voo para salto de paraquedistas, e após os salto dos mesmo estava voltando para uma aproximação na pista 06. A outra aeronave, operada pela mesma empresa, estava realizando treinamento de pilotos e realizando um

“Todos destacaram os perigos de conduzir junções altamente dinâmicas a aeródromos movimentados”, diz o Conselho da Airprox.

Uma das medidas que podem ser tomadas e que foram levantadas pelas aviadores do aeródromo é que durante a prática de salto com paraquedas, pare o tráfego de aeronaves para que assim seja mais seguro para todos.

 

Fonte – Flight Global

Autor: Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Caravan, Cessna, Inglaterra

Sair da versão mobile