Aeroporto da Costa do Descobrimento
Foto: Divulgação

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), realizará a audiência pública sobre o processo de concessão e a construção do Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália.

O evento previsto para o dia 3 de fevereiro, às 9h, será transmitido virtualmente por meio da plataforma Microsoft Teams e tem o objetivo de analisar as opiniões e sugestões feitas durante a consulta pública. Com a conclusão desta etapa, será elaborado o edital de licitação, que tem a previsão de ser publicado no primeiro semestre deste ano.

O novo aeroporto baiano terá operação com aviação regular e geral e receberá inicialmente aeronaves com capacidade para até 220 passageiros.

Continua depois do anúncio

Com o aumento da movimentação de passageiros e o interesse das companhias aéreas, a estrutura do equipamento será capaz de funcionar com aviões de maior porte de capacidade, com até 624 pessoas, e realizar voos para outros continentes.

A pista de pouso e decolagem vai ter 400 m por 45m podendo chegar a 3.000m por 45m. A área do terminal de passageiros será de 30 mil m² e pode ser ampliada para 40 mil m².

Continua depois do anúncio

O equipamento irá substituir o atual de Porto Seguro, que não pode mais ser ampliado por conta do crescimento da malha urbana no entorno. Será um importante vetor de desenvolvimento econômico na região da Costa do Descobrimento, principalmente para atração de mais turistas e no transporte internacional e nacional de cargas, como peixes e lagostas.

A implantação do aeroporto em Santa Cruz Cabrália tem a previsão de durar cinco anos após o inicio da concessão e, durante o período, a empresa vencedora do edital de licitação será responsável pela gestão do atual de Porto Seguro.

Continua depois do anúncio