O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) será palco da 6ª Edição do Spotter Day Infraero.

O evento gratuito, será realizado no próximo dia 05 de junho, das 13h às 16h, com intuito de proporcionar aos fotógrafos – amadores e profissionais – a oportunidade de registrar operações de pousos e decolagens em áreas normalmente restritas ao público, além de fotos do terminal de passageiros, obtendo imagens de ângulos únicos. 

Durante a atividade, os fotógrafos vão poder acompanhar 06 pousos e 10 decolagens, das companhias aéreas Azul, Gol, Map e Latam, em uma área de domínio totalmente restrito, liberado excepcionalmente para a ocasião.

Para entrar em área restrita, os participantes terão instruções sobre os cuidados a serem tomados no local, para que todos atendam as normas de segurança do terminal.  

As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (13/5) e contará com 30 vagas disponíveis. Para participar, basta ser maior de 18 anos, se inscrever pelo endereço odileneamazonas@infraero.gov.br  até o dia 24 de maio e levar 10 livro de leitura usado adulto/infantil.

Esse material será doado através da Campanha Livro Viajante, que acontecerá, no terminal paraense, de 29 de outubro a 5 de novembro. 

As melhores fotos do evento serão expostas no saguão do Val-de-Cans, no dia 19 de agosto, em homenagem ao Dia Mundial da Fotografia. Para mais informações, acesse: spotterdayinfraero.com

 

Os spotters  

Foto – Infraero/Divulgação

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e tem crescido também no Brasil.

Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação. 

O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.