Embraer ERJ 145 American Jet Argetina

Em uma semana movimentada nos Aeroportos do Centro-Oeste do país, o Aeroporto Internacional de Goiânia recebeu na noite de ontem(19) um voo especial do Embraer ERJ-145 da American Jet da Argentina.

O jato brasileiro de matrícula LV-IVA com capacidade para 50 passageiros transportou o time argentino do Newell’s Old Boys para Goiânia para o primeiro jogo da Copa Sul-Americana contra o time do Atlético Goianiense.

Há alguns meses o terminal goiano se tornou internacional, podendo receber voos direto de outros países e também com origem em Goiânia. A aeronave chegou por volta de 22h00 e tem previsão de partida de volta para a Argentina na madrugada já do dia 21 de abril.

O Embraer ERJ-145 de matrícula LV-IVA foi fabricado em 2000 tendo sido uma encomenda original da Crossair da Suiça. Antes de operar pela American Jet, o avião operou pela Via Airlines dos EUA, a aeronave foi repassada a empresa argentina em 2019. 

A American Jet possui uma modesta frota de 3 aeronaves, sendo 2 ERJ-145 e 1 ATR 42. Fundada em 1984 a empresa aérea tem o foco principal voltado para voos fretados e de táxi-aéreo com base em Buenos Aires. A empresa também realiza alguns voos regulares em destinos próximos dentro da Argentina.

Competições continentais de futebol possibilitam alguns movimentos diferenciados devido ao transporte do time que vai jogar a partida fora de seu país. O Atlético Goianiense se classificou através do Campeonato Brasileiro 2020 e ainda vai disputar mais partidas com times de fora do Brasil, em seu grupo ainda há times do Paraguai e do Chile.

Muito provavelmente, Goiânia poderá receber outros voos internacionais com a chegada dos times para a Copa Sul-Americana. 

Foto: João Vitor – Pequi Spotter

Desde o mês de agosto de 2020, o Aeroporto de Goiânia passou a ser internacional. A internacionalização do terminal era uma reivindicação antiga da população goiana. Desde então algumas operações aconteceram, como o transporte do time do Santos para a Libertadores e a chegada de um raro Fokker 50 para manutenção.