Esquadrilha da Fumaça Aeroporto de Petrolina
Foto: Aeroporto de Petrolina

Nesta segunda-feira (1º), o aeroporto de Petrolina recebeu um Super Tucano “Fumaça 02”, da Esquadrilha da Fumaça. 

A parada ilustre faz parte de uma missão precursora de apresentações que a equipe deve fazer pelo Nordeste em breve. Durante a passagem pelo sertão pernambucano, o time da CCR Aeroportos fez belos registros da aeronave em seu pátio. Após a passagem por Petrolina, o Fumaça 02 seguiu para a cidade de Fortaleza (CE).

Nas últimas semanas, a Esquadrilha da Fumaça (EDA) realizou uma série de demonstrações nas cidades de Poços de Caldas – Minas Gerais e Paranaíba – Mato Grosso do Sul, incluindo a cidade de Ribeirão Preto (SP). 

Ao longo da história da Fumaça, que este ano completa 70 anos de apresentações no Brasil e no mundo, a Esquadrilha teve uma breve pausa em suas apresentações no final dos anos 1970 e retornou oficialmente em 10 de julho de 1980 durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes, na Academia da Força Aérea (AFA). 

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

Com informações: Aeroporto de Petrolina