Foto - Ministério dos Transportes/Divulgação

O Aeroporto de Vitória (Eurico de Aguiar Salles) recebeu nesta terça-feira (5/11), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a designação para operar voos internacionais regulares e não regulares de passageiros.

A autorização foi concedida pela Agência por meio da Portaria nº 3.338 (clique no link para acessar o arquivo) e torna o aeroporto apto também a realizar operações aéreas na modalidade de carga e mala postal e de serviço aéreo privados.

A designação da ANAC ao terminal se dá por prazo indeterminado e permite que as operações internacionais ocorram de forma ininterrupta, ou seja, durante todo o período que o aeroporto estiver aberto ao tráfego aéreo.

Atualmente, o terminal possui ligações aéreas domésticas de e para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco e Minas Gerais.

 

Sobre a internacionalização de aeroportos

Para que o aeroporto possa operar voos internacionais, o administrador aeroportuário deve encaminhar à ANAC o requerimento para sua internacionalização.

A solicitação deve estar instruída por decisões administrativas que atestem a capacidade de atendimento às operações de tráfego aéreo internacional de outros órgãos que também atuam no sítio aeroportuário, que são: Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Departamento de Polícia Federal (DPF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).