• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Aeroporto Internacional de São Luís destaca importância do fiscal de pátio

Fiscal de Pátio CCR Aeroportos Aeroporto São Luis
Foto: CCR Aeroportos

Amanhã, 18 de fevereiro, é comemorado o Dia do Fiscal de Pátio. Para que tudo saia conforme planejado em uma operação aeroportuária, é necessário que haja orientação e zelo, tanto pela segurança do passageiro quanto do transporte aéreo. Não à toa, existe um profissional capacitado e específico para essa tarefa, com o qual muitos já se depararam antes de voarem rumo aos seus destinos, sendo por ele orientados a se manterem em traçado indicado para embarque na aeronave, por exemplo. Esse profissional, de olhar minucioso, é o Fiscal de Pátio, cuja importância é celebrada neste sábado, 18 de fevereiro.

No Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, a função é exercida com amor e muita dedicação por uma equipe de mulheres e homens, sempre preparados para todos os desafios que exigem a função, seja o principal deles balizar um avião ou mesmo controlar o tráfego e estacionamento de aeronaves, veículos e equipamentos no pátio, fiscalizar as operações de abastecimento e retirada de resíduos, controlar o movimento de voos não regulares e imprevistos, e inspecionar pátio e pista.

Fiscal de Pátio CCR Aeroportos Aeroporto São Luis

Fiscais de pátio que atuam no Aeroporto de São Luís Foto: CCR Aeroportos

 

Há mais de 30 anos como fiscal de pátio do aeroporto da capital maranhense, Joaquim Barbosa, 59, se orgulha ao destacar suas responsabilidades e não esconde a emoção quando fala de suas conquistas na profissão. “Ser fiscal de pátio é algo importantíssimo na rotina do aeroporto. Somos profissionais da linha de frente, que trabalham com dinâmica e eficiência. A nossa responsabilidade é muito grande para a aviação, porque evitamos ocorrências, recebemos as aeronaves nos lugares corretos e na hora certa, sempre atentos à operação completa em solo, priorizando a segurança”.

“Construí minha vida, minha família nessa profissão que tanto amo e que me emociona. Sinto uma alegria profunda por trabalhar com o que trabalho, por cuidar de pessoas e conectá-las às suas famílias. Me sinto realizado com os desafios que me são propostos, como quando tenho de realizar a preparação da pista para receber as aeronaves em pouso e decolagem. Não há nada mais satisfatório que poder dizer ‘pista livre e liberada para operação’”, conclui.

Como se tornar um fiscal de pátio

Para ser um fiscal de pátio no Aeroporto Internacional de São Luís é necessário que o interessado faça um curso voltado para a área. Na CCR Aeroportos, os profissionais contratados têm acesso a cursos de qualificação. Quando selecionados para uma vaga, os candidatos passam por prova teórica e prática para terem suas aptidões avaliadas. Vagas podem ser encontradas aqui!

 

Via: CCR Aeroportos

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]