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Aeroportos investem em tecnologia para promover a recuperação da indústria

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A Airports Council International (ACI) World divulga relatório revelando que os aeroportos aceleraram investimentos em tecnologia para ajudar na recuperação da pandemia da Covid-19.

A ACI World tem colaborado com a SITA, nos últimos 17 anos, para a realização da Airport IT Trends Survey, uma pesquisa anual de tendências de TI em aeroportos, o mais extenso estudo de tendências de TI dentro da indústria aeroportuária global, que alimenta o Air Transport IT Insights da SITA. Um dos achados do relatório deste ano foi que os aeroportos têm sido ágeis na adaptação às mudanças nos requisitos de saúde e segurança, com foco em soluções automatizadas e sem contato para clientes e funcionários.

Os resultados da pesquisa revelam que os aeroportos gastaram 5,46% das receitas em 2020 em TI – o que representa cerca de US $ 3,5 bilhões em gastos absolutos – e que 55% dos aeroportos participantes estimam que seus orçamentos de TI para 2021 permanecerão os mesmos ou aumentarão.

A pesquisa revelou que 87% dos aeroportos confirmaram que programas para abordar os protocolos de saúde e segurança dos passageiros foram implementados ou estão em planejamento. Isto inclui sensores, monitoramento de vídeo e robôs para monitorar automaticamente o distanciamento social dos passageiros, verificações de temperatura, higienização e outros critérios de saúde.

As ferramentas de inteligência de negócios, que podem ser vinculadas  a estas tecnologias para ajudar a equipe a manter um ambiente de aeroporto seguro para todos os clientes e funcionários, estão em terceiro lugar entre os principais investimentos do aeroporto. As ofertas de autoatendimento sem toque em terminais têm sido um investimento que não surpreende, com um número crescente de aeroportos implementando soluções durante a pandemia. A tecnologia biométrica é o foco do investimento em aeroportos; 64% dos aeroportos têm como objetivo implanter portões de embarque automáticos, usando documentação biométrica e de identificação até 2023, três vezes mais do que em 2020.

“Apesar do ambiente desafiador, nossa indústria não pode deixar de avançar e os aeroportos já fizeram muito para melhorar a experiência do cliente”, afirmou o diretor-geral global da ACI, Luis Felipe de Oliveira. “Estas descobertas são animadoras. Não há dúvida de que a saúde e o bem-estar dos clientes, e sua experiência, continuam sendo as principais prioridades dos aeroportos. Este não é apenas um investimento para atender à demanda da pandemia, está alinhado a planejamentos de longo prazo e um sólido investimento no futuro. “

O Dubai World Central Airport poderá lidar com mais de 200 milhões de passageiros por ano. Foto: Emirates

David Lavorel, CEO da SITA para aeroportos e fronteiras disse: “Diante de uma desaceleração severa em 2020, a indústria de transporte aéreo foi forçada a se concentrar em impulsionar novas eficiências de custo. Para aumentar a pressão, as companhias aéreas e os aeroportos tiveram que incorporar rapidamente novas medidas de saúde, como o processamento de passageiros sem toque e o manuseio de novas informações e protocolos, incluindo testes de PCR em muitos destinos. Para resolver estes desafios, a indústria recorreu a tecnologias, como a biometria (83% dos aeroportos), oferecendo mais aplicativos móveis para passageiros e equipes e com foco em serviços de TI remotos e virtuais. “

Cento e oitenta tomadores de decisão de TI em 41 países responderam à pesquisa no ultimo trimestre de 2020.

Outras descobertas relevantes incluem:

89% dos aeroportos confirmaram oferecer opções de autoatendimento para check-in 64% disseram que implementaram portões de fronteira de imigração habilitados para biometria 79% dos entrevistados disseram ter fornecido recursos para etiquetagem de bagagens em quiosques 77% dos aeroportos já implementaram ou irão implementar a infraestrutura para dispositivos biométricos touchpoint.

Foto – Gatwick Airport

67% dos aeroportos já implementaram ou irão implementar portões de embarque de autoatendimento 83% dos aeroportos estão implementando um importante programa de segurança cibernética, sendo que 11% analisam programa piloto.

Pela primeira vez, neste ano a pesquisa incluiu perguntas específicas sobre a transformação digital. ACI World está trabalhando em um manual sobre o assunto para publicação em 2021 para ajudar os aeroportos em sua jornada de transformação digital.

 

Fonte: ACI World

 

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