Advertisement

AF447: Justiça da França define data para emitir a sentença final do acidente

AF447 Airbus Air France Tribunal Justiça França acidente

O Tribunal francês anunciou a data para emitir a sua sentença para o caso do acidente do voo AF447 da Air France em junho de 2009, vitimando todos os 228 ocupantes.

Segundo informações do Jornal Extra, a Justiça da França emitirá a sentença que tem a Airbus e a Air France como réus somente no dia 17 de abril de 2023.

Além disso, o Ministério Público da França se absteve de condenar tanto o fabricante europeu como a companhia aérea francesa, ficando a encargo da 31ª Câmara Criminal do Tribunal de Paris determinar os responsáveis pelo acidente.

Segundo os advogados de defesa da Airbus e Air France, foi pedido para que fosse emitida uma absolvição “humanamente difícil, mas técnica e legalmente justificada”. 

Em contrapartida, os advogados dos familiares afetados pediram que as duas empresas envolvidas fossem culpadas, alegando que os pilotos fizeram todos os procedimentos possíveis para evitar a tragédia.

Para quem não se lembra, no dia 1 de junho de 2009, um A330-200 da Air France que operava o voo AF447, caiu no oceano após entrar em estol e despencar de uma altitude de 38.000 pés durante uma tempestade. Apesar do pleno funcionamento dos motores, as asas perderam a sustentação, ocasionando o acidente. Todas as 228 pessoas a bordo morreram. 

Air France Julgamento França Paris AF447
Na ocasião do acidente, o A330-200 de matrícula F-GZCP tinha apenas 4 anos de operações Foto: Pawel Kierzkowski, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

No final, a culpa foi atribuída totalmente aos pilotos, com um alerta para a Air France sobre o treinamento dos seus tripulantes, e para a Airbus sobre a questão das velocidades, mas sem maiores consequências para as duas empresas.

Contudo, mesmo que haja uma indefinição acerca dos culpados do acidente, a Airbus e a Air France deverão pagar uma multa de 225.000 euros, valores considerados bem abaixo do ideal pelos familiares das vítimas. 

Como as caixas pretas do Airbus foram encontradas somente dois anos após a tragédia, descobriu-se que os pilotos manipularam de forma equivocada a reação do avião após a perda de dados por conta dos sensores externos congelados. 

Após o corrido, tanto a Airbus como a Air France foram acusadas negligenciar a gravidade do acidente por não darem um treinamento adequado a esse tipo de pane técnica. 

Por fim, o acidente do voo AF447 serviu para mudar a filosofia não só do treinamento dos pilotos e tripulação, bem como a maneira de lidar com a tecnologia das aeronaves que também são passíveis de falhas, principalmente no momento da perda do controle da aeronave.

 

Com informações: Jornal Extra

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Notícias, Outros

Tags: Acidente Aéreo, AF447, Air France, Airbus, usaexport