Advertisement

Quase 70 anos: Air Chathams realiza as últimas operações do Convair 580 com passageiros

A Air Chathams está realizando as últimas operações comerciais do Convair 580 do mundo. A aeronave de matrícula ZK-CIB, e que está operando voos há quase 70 anos, fez seu último voo entre Christchurch e Auckland, na Nova Zelândia.

Apesar da idade, o Convair 580 é um turboélice conhecido na Air Chathams pela sua confiabilidade e capacidade de pousar nas regiões remotas da Oceania, inclusive operando voos para as isoladas ilhas Chatham.

A versão de passageiros se despediu no dia 23 de julho, realizando um último voo transportando passageiros com o Convair 580 de matrícula ZK-CIE.

Voltando ao ZK-CIB, esta aeronave foi fabricada em 1953 pela Convair inicialmente para a Philippine Airlines. O 580 voou também na América do Norte e Caribe, antes de ser vendido em 1996 para a Air Chathams, que desde então opera com a aeronave em uma configuração Combi, de passageiros e carga.

“É uma aeronave muito, muito difícil de substituir, para ser honesto”, Craig Emeny disse ao The New Zealand Herald.

A aposentadoria do Convair 580 foi motivada por um novo sistema de navegação, que está sendo obrigatório na Nova Zelândia, o New Southern Sky. Como o custo para a atualização deste clássico turboélice é alto, a Air Chathams decidiu substituir pelo ATR 72-500, mais moderno e já adequado às novas tecnologias.

A Air Chathams espera encontrar um museu para abrigar seu Convair 580. O Diretor da companhia promete até mesmo tentar leiloar os aviões para dar um destino nobre aos mesmos.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Convair, Convair 580, Histórico, Nova Zelândia, usaexport