O Grupo Air France-KLM e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes anunciaram ontem (03/04) o lançamento do Hub Nordeste, em Fortaleza, com o início das operações conjuntas, conectando o Norte e Nordeste do Brasil à Europa.

Esta é a primeira vez na história do grupo franco-holandês que seus novos voos, provenientes de Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol, iniciam no mesmo dia. Ao fim da tarde desta quinta-feira (3), as empresas pousarão no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. As novas operações internacionais se conectam com as demais cidades do Norte e Nordeste – Belém, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Luis, além de Brasília no Centro-Oeste, em aeronaves GOL, formando o hub na região.

Durante a temporada de verão europeu de 2018 (até outubro), serão cinco voos semanais entre a Europa e Fortaleza operados pela Air France-KLM. A partir de novembro, já na temporada de inverno europeu, serão seis frequências semanais, com a adição de uma frequência da Joon.

Já a GOL, para abastecer e fortalecer estas conexões com a Air France-KLM, ampliou sua oferta de voos na região em 35%, totalizando, a partir de agora, cerca de 50 voos diários para 11 destinos, a partir da capital cearense, incluindo Buenos Aires, na Argentina e, em novembro mais dois destinos com voos diretos para à Florida.

Voos da KLM (em horário local):
KL 707: partida de Amsterdam-Schiphol às 12h50, chegada a Fortaleza às 17h20;
KL 708: partida de Fortaleza às 19h50, chegada a Amsterdam-Schiphol às 10h00 do dia seguinte.

Os voos operam às segundas, quintas e sábados.

Voos da Air France, operado pela Joon (em horário local):
AF 416: partida de Paris-Charles de Gaulle às 13h10, chegada a Fortaleza às 17h35;
AF 415: partida de Fortaleza às 19h35, chegada a Paris-Charles de Gaulle às 9:30 do dia seguinte.

Os voos operam às sextas e domingos. Operados também às quartas-feiras a partir de novembro de 2018.

Fotos – Rogério Lima

A KLM conectará Amsterdam-Schiphol a Fortaleza com 3 voos semanais operados por uma aeronave Airbus A330, com capacidade para 267 lugares, sendo 18 na cabine Executiva, 35 em Economy Comfort e 214 em Economy.

Sendo o primeiro voo Fortaleza-Paris em 4 de maio, a Air France terá suas operações feitas pela Joon, com 2 voos semanais, aumentando para 3 voos semanais, a partir de novembro deste ano. A aeronave será um Airbus A340 com capacidade para 278 lugares, incluindo 30 na cabine Business, 21 na cabine Premium Economy e 227 na cabine Economy.

“Hoje, a Air France-KLM está demonstrando mais uma vez sua posição de liderança e demonstrando sua estratégia de desenvolvimento no Brasil. Pela primeira vez, estamos abrindo simultaneamente duas novas linhas entre a Europa e Fortaleza, além de um novo polo estratégico com a nossa parceira GOL. Este novo hub oferece agora aos nossos clientes uma oferta enriquecida de conexões para o Norte e Nordeste do Brasil com uma rota mais simples e rápida, afirma Jean-Marc Janaillac, Presidente e CEO Air France-KLM.

“Fortaleza é o terceiro destino no Brasil para o qual a KLM opera voos diretos. Isso fortalece a posição da KLM como a companhia aérea europeia mais importante operando no mercado brasileiro, tanto para viagens de negócios quanto para lazer. Além dos serviços diários para São Paulo e Rio de Janeiro, estes voos, três vezes por semana para Fortaleza, fazem com que a KLM atinja a marca de 17 frequências semanais para o Brasil. Fortaleza está estrategicamente posicionada como ponto de entrada para a Europa e regiões importantes do Brasil. A parceria com a GOL abre um novo polo estratégico, que estimula a conexão entre Amsterdã e o Brasil. A KLM já atendeu 24 destinos no Brasil em um codeshare com a GOL em voos partindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Com todas as outras expansões na América do Sul nos últimos anos, isso representa um passo importante na estratégia da KLM e da AFKL na América do Sul”, afirma Pieter Elbers, Presidente e CEO da KLM.

“O lançamento do hub em Fortaleza concretiza mais uma etapa bem-sucedida da nossa parceria estratégica com a Air France-KLM ao longo desses quatro anos. A partir de agora, os clientes do norte e nordeste do país contam com as melhores opções de voos para viajar para qualquer um dos destinos da GOL ou chegar à Europa com as nossas parceiras. Desde o anúncio deste projeto, trabalhamos em conjunto para oferecer o menor tempo de conexão do mercado, ajustamos nossos horários, incluímos mais voos e uma nova rota para Natal, tudo planejado para fazer do hub nordeste um sucesso, com mais eficiência e conforto para os nossos clientes”, diz Paulo Kakinoff, presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

 

Experiência Air France-KLM e GOL com o novo hub

Esta inauguração de operações conjuntas entre a Air France-KLM e a GOL possibilitam uma experiência única de viagem aos passageiros, tanto de lazer quanto corporativo.

O novo hub se tornou um polo estratégico e permite que os clientes da Air France, KLM e GOL se beneficiem de conexões simplificadas de e para a Europa para 7 destinos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil – Belém, Brasília, Manaus, Natal, Recife, Salvador e São Luis. Os horários dos voos são mais atrativos e convenientes, pois estão estruturados em dois períodos de conexões, um pela manhã e outro no final da tarde, entregando o melhor tempo total de viagem da indústria, com intervalo médio de apenas uma hora. Além disso, para todo o percurso, é necessário fazer apenas um único check-in e despacho de bagagem.

No total, a parceria entre as empresas compreende uma malha aérea otimizada de 104 destinos europeus e 50 destinos brasileiros.

 

Air France-KLM no Brasil: oferta recorde

O Grupo Air France-KLM terá em 2018 a maior operação de sua história em território brasileiro, com 44 voos por semana e excederá a marca de 1,3 milhão de assentos, um aumento de 26% em relação ao cenário atual.

Desde o início de 2017, com o crescimento da demanda por viagens internacionais, a Air France e a KLM passaram a investir com agilidade no Brasil. O lançamento do Hub Nordeste em Fortaleza, com a GOL, aeronaves maiores operando em São Paulo e o aumento da oferta e aeronaves mais modernas no Rio de Janeiro, são parte desse plano de expansão no país.

Os clientes do Grupo Air France-KLM têm acesso a uma malha aérea de 314 destinos em 116 países, além de possibilitar que o passageiro, seja nos sites das companhias, seja com o agente de viagens de preferência, possa escolher entre sair do Brasil com a Air France e voltar com a KLM, e vice-versa, podendo fazer paradas grátis em Paris e Amsterdã na ida e na volta.