Advertisement

Airbus A380 volta a realizar voos para o Brasil nas cores da Emirates

Emirates Airbus A380 piloto brasileiro

Retomando os voos ao Brasil, o Airbus A380 pousou neste domingo (31/10) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, cumprindo o voo EK261 da Emirates. A aeronave, conhecida por ser o maior avião de passageiros do mundo, agora visitará diariamente a região Metropolitana de São Paulo, como antes da pandemia.

A aeronave que cumpriu o voo, de matrícula A6-EUV, pode transportar 516 passageiros nas confortáveis três classes da aeronave. Como todos os A380 da Emirates, este conta com um bar a bordo, para os passageiros da Executiva e Primeira Classe, e esta última tem à disposição um banheiro com chuveiro quente para maior conforto durante as longas viagens da companhia.

O voo EK 261 parte do Aeroporto Internacional de Dubai com destino à Guarulhos por volta de 02h05 (horário local), chegando às 17h20. O Airbus A380 retorna à Dubai às 23h15 (horário local), cumprindo o voo EK 262.

Ao todo são quase 14 horas e 30 minutos de voo entre Dubai e São Paulo com o A380.

Foto: Júlia Salgueiro
Foto: Júlia Salgueiro

Os voos EK261 e EK262 com o Airbus A380 serão diários. Considerando o plano de expansão da Emirates, a companhia deve manter o avião nesta rota por um longo tempo.

Desde 2017 a companhia árabe opera voos regulares com o maior avião de passageiros do mundo no Brasil, operação que só foi interrompida pelas consequências da pandemia, como a baixa demanda.

Veja o retorno desta incrível aeronave nos vídeos abaixo, gravados ao vivo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por GRU Airport (@gruairportsp)

 

 

Pode transportar mais de 800 passageiros

Foto: Júlia Salgueiro

Em uma configuração de classe única o Airbus A380 pode transportar até 868 passageiros a bordo, de acordo com informações oficiais da Airbus. Contudo, muitas companhias aéreas optam por configurações mais confortáveis, e tentam lucrar ao máximo com classes luxuosas. A Singapore Airlines, por exemplo, tem uma suíte para cada passageiro de Primeira Classe do A380.

Por este motivo, boa parte das configurações de interiores do A380 ficam com uma capacidade máxima entre 450 a 600 passageiros. A Emirates tem alguns aviões especialmente equipados somente com duas classes (Business e Economy), e capacidade para 615 passageiros a bordo.

Para voar com mais de 500 passageiros a bordo, o Airbus A380 tem 80 metros de envergadura, quase 73 metros de comprimento, e uma altura equivalente a um prédio de 6 andares (24 metros). 

A pintura do A380 consome até 3300 litros de tinta e 21 dias corridos de trabalho. Foto: Emirates

O Airbus A380 tem capacidade de levar 253.983 kg de combustível, o que permite voos de até 18 horas com a aeronave. Quatro motores semelhantes aos utilizados por aeronaves Airbus A330 são necessários para fazer o avião de dois andares voar.

 

Emirates planeja operar além de 2030 com o Airbus A380

Foto: Júlia Salgueiro

Apesar de não ser produzido, e a Airbus estimar as últimas entregas para dezembro. A Emirates tem planos para continuar com o avião de dois andares na sua frota.

Na companhia árabe o Airbus A380 será substituído diretamente pelo 777-9X. Apesar deste último ser menor em tamanho, consegue uma maior eficiência de combustível por passageiro transportado.

Embora tenha sido aposentado por companhias como a Air France e a Lufthansa, nas últimas semanas três outras companhias (British Airways, Singapore Airlines e Qantas) anunciaram o retorno do A380 aos voos comerciais.

Foto: Emirates

Ao todo a companhia têm atualmente 120 aviões deste modelo em atividade, e já aposentou cinco aeronaves nos últimos meses, para fornecer peças à frota atual. A aposentadoria dos aviões será algo rotineiro, mas em pouca quantidade, o CEO da Emirates promete operar com o A380 até 2035, pelo menos.

 

Interior luxuoso

O interior do A380 é muito grande e bem dividido para compor as classes da aeronave. Vale ressaltar que esta configuração abaixo é da aeronave de matrícula A6-EOM. Recentemente a companhia árabe mudou a configuração, adicionando novos assentos e uma Premium Economy em algumas aeronaves.

Na parte frontal do A380 encontramos uma grande escada que leva para uma espécie de mini recepção no upper-deck, ou no andar superior do A380, chamado também de segundo andar.

Nessa mesma área da escada que leva para o upper-deck encontramos uma grande quantidade de banheiros para os passageiros da classe econômica.

Antes da parte central do avião é possível encontrar uma Galley, onde os tripulantes preparam as refeições para essa quantidade gigantesca de passageiros, mas o A380 não se apoia somente nessa Galley, a aeronave tem várias outras espalhadas no interior, no total são 3 no primeiro andar da aeronave e mais 3 na parte de cima, com um Bar para os passageiros da classe executiva desfrutarem durante o voo.

O Bar oferece petiscos e famosas bebidas, alcoólicas ou não, para o passageiro da Classe Executiva durante o longo voo do Brasil até Dubai, que dura cerca de 14 horas e 30 minutos.

No total toda a aeronave é equipada com telas de entretenimento individuais, além de uma tela no centro que mostra a aeronave durante o voo e informações gerais. Banheiros adaptados para receber passageiros portadores de deficiência e kits infantis especiais para a diversão das crianças durante esse longo voo, são outros itens que estão à disposição do passageiro de qualquer classe da aeronave.

Partindo para o segundo andar, o interior muda completamente, quando comparado com um avião de passageiros menor, assim que subimos a escada na parte traseira do Airbus A380, no entanto, diferente da escada frontal o formato agora é em espiral, o já citado Lounge com capacidade para até 26 passageiros recepciona os convidados para se hospedar por 14 horas na Business Class da Emirates, nesse local, que contém dois sofás e uma tradicional mesa de petiscos, os passageiros podem tomar drinks, comer snacks e descansar um pouco em um largo sofá.

Após a área do Lounge seguimos então para a Business Class do A380, que nessa configuração comporta até 76 passageiros e ocupa boa parte do upper-deck da aeronave. Todas as poltronas reclinam totalmente e são controladas através de um “tablet” localizado no assento, e que eventualmente pode ser destacado.

O passageiro tem uma tela enorme de 19 polegadas para aproveitar o conteúdo oferecido pela Emirates, com 2500 filmes, canais de tv de todo o planeta e séries, além de uma playlist de músicas interminável, é possível achar qualquer autor em alta no mercado internacional de música através do sistema de entretenimento da Emirates. Para as crianças o sistema de entretenimento oferece uma ampla variedade de jogos.

Revistas em duas línguas para os passageiros.

E o melhor, todos os passageiros podem contar durante todo o voo com conexão de internet via Wi-Fi, que invariavelmente utiliza a tecnologia via satélite para conseguir transmitir informações mesmo no FL400.

 A First e a Business Class estão equipadas com uma tomada 110v para cada assento. Na Economy as portas de alimentação estão localizadas entre os assentos.

Os assentos da First Class e da Business têm a opção de um telefone “fixo” via satélite, o passageiro também pode optar por usar uma rede móvel dentro da aeronave e ligar para qualquer lugar do mundo, com uma ligação que também se aproveita da tecnologia via satélite.

 

First Class

A Primeira Classe do Airbus A380 da Emirates é impressionante à primeira vista, e essa impressão inicial não fica limitada somente aos detalhes ou espaço, o serviço oferecido pela Emirates é realmente sem igual. No total são 14 assentos, de 526, que tem o privilégio de desfrutarem do serviço completo o qual somente o A380 pode oferecer na Emirates.

Baseado em um conceito de cabine privativa, a First Class preza por conforto e muito bom gosto para o passageiro. Na cabine da suíte privativa encontramos um bar próprio para uso do passageiro e um assento que reclina 180º usando os mesmos controles da Business Class, mas nesse caso o assento é ainda maior em largura e comprimento.

A configuração 1-2-1 remete algo interessante, é possível acessar o corredor a qualquer momento sem atrapalhar o passageiro do lado, nem incomodar alguém. O sistema de entretenimento também disponibiliza a mesma quantidade de filmes e séries da Business Class que, relembrando, não é ruim, são 2500 filmes, canais e séries disponíveis, além de um número muito grande de músicas e outros conteúdos, como jogos.

O passageiro da Emirates também tem disponível dois banheiros de uso exclusivo da First Class, eles são os famosos banheiro-suíte, com opção até de um rápido banho em água quente com duração de 5 minutos, algo impensável em uma aeronave de menor porte.

 

Business Class

A Business Class ocupa boa parte do segundo andar do Airbus A380 da Emirates. Os passageiros que pagarem para voarem na nessa classe poderão desfrutar de assentos bem confortáveis que reclinam 180º. Para o entretenimento cada assento possui um monitor de 19 polegadas, com 2500 canais de televisão de todo o planeta. É possível encontrar uma vasta gama de filmes, séries, jogos e músicas. Os passageiros também podem frequentar toda a parte superior da Classe Executiva durante o voo.

Ao todo são 76 assentos-cama, os passageiros também sucos e refrigerantes em uma pequena geladeira em cada assento. Além disso, há tomadas e kits para dormir como máscaras faciais, por exemplo, além de fones de ouvidos.

As poltronas são super confortáveis, o passageiro pode optar por ter um espaço mais reservado, fechando a divisória entre uma poltrona e outra. Fones de ouvido bem confortáveis estão disponíveis para aumentar a boa experiência durante o voo.

Escada da parte traseira do A380.

Os passageiros da executiva têm uma sensação próxima da First Class, graças ao conforto oferecido na Business e a configuração de assentos, que é complementada por um serviço de bordo de alto padrão, com uma gastronomia refinada. Este é um dos detalhes que tornam a Business Class uma combinação de tecnologia, luxo e conforto ideal para quem faz a rota entre o Brasil e Dubai.

 

Economy Class

A classe econômica ocupa toda a parte inferior do A380 e está configurada no esquema 3 – 4 – 3. Cada poltrona possui uma tela de entretenimento individual e kits infantis para o maior conforto das crianças durante as 14 horas de voo.

São muitos assentos do A380 em Classe Econômica, ao todo 426 nessa configuração que a Emirates opera voos para o Brasil. Se fosse possível contabilizar um peso médio de todos esses passageiros o cálculo daria quase 40 toneladas, contabilizando também as malas.

Vários banheiros na parte da frente, meio e traseira da aeronave estão disponíveis para uso dos 426 passageiros. São banheiros mais simples, sem todo o espaço dos que equipam a First Class e nem o serviço oferecido para os passageiros dessa última.

Os passageiros podem controlar o sistema de entretenimento individual por meio de um pequeno dispositivo, localizado na lateral da poltrona ou abaixo do monitor individual, que também serve como joystick para os games. O passageiro ainda tem disponíveis tomadas para recarregar os dispositivos móveis, item essencial para um voo com duração de quase 15 horas.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Companhias Aéreas, Notícias

Tags: A380, Airbus, Airbus A380, Emirates, maior avião do mundo, usaexport, Voo, Voos