Advertisement

Airbus e BMW lançam Competição de Computação Quântica

Airbus BME Competição de Computação Quântica

A Airbus e o BMW Group lançam um Desafio Global de Computação Quântica intitulado “The Quantum Mobility Quest” para enfrentar os desafios mais urgentes na aviação e no setor automotivo que permaneceram intransponíveis para os computadores clássicos.

Este desafio é o primeiro do género, reunindo dois líderes globais da indústria para aproveitar tecnologias quânticas para aplicações industriais do mundo real, libertando o potencial para criar soluções mais eficientes, sustentáveis e seguras para o futuro dos transportes.

“Este é o momento perfeito para destacar a tecnologia quântica e o seu potencial impacto na nossa sociedade. A parceria com um líder da indústria como o BMW Group permite-nos amadurecer a tecnologia, pois precisamos de colmatar a lacuna entre a exploração científica e  suas potenciais aplicações. Procuramos os melhores estudantes, doutores, académicos, investigadores, start-ups, empresas ou profissionais da área, em todo o mundo, para se juntarem ao nosso desafio de criar uma enorme mudança de paradigma na forma como as aeronaves são construídas e pilotadas. ” diz Isabell Gradert, vice-presidente central de pesquisa e tecnologia da Airbus.

“Após o sucesso das edições anteriores do Quantum Computing Challenges do BMW Group e da Airbus, estamos nos preparando para uma nova onda de inovação, explorando as capacidades tecnológicas para a sustentabilidade e a excelência operacional.” disse o Dr. Peter Lehnert, vice-presidente de tecnologias de pesquisa do BMW Group. “O BMW Group pretende claramente posicionar-se na encruzilhada da tecnologia quântica, do ecossistema global e de soluções de ponta. Ao fazer isso, acreditamos fortemente em grandes avanços quando se trata de materiais sustentáveis para baterias e células de combustível, para gerar designs únicos e eficientes ou para melhorar a experiência geral do usuário nos produtos do Grupo BMW”.

A computação quântica tem o potencial de aumentar significativamente o poder computacional e de permitir as operações mais complexas que desafiam até mesmo os melhores computadores de hoje. Em particular, para indústrias baseadas em dados, como o sector dos transportes, esta tecnologia emergente poderá desempenhar um papel crucial na simulação de vários processos industriais e operacionais, abrindo oportunidades para moldar futuros produtos e serviços de mobilidade.

Os candidatos ao desafio são convidados a selecionar uma ou mais declarações de problemas: design aerodinâmico aprimorado com solucionadores quânticos, mobilidade automatizada futura com aprendizado de máquina quântica, cadeia de suprimentos mais sustentável com otimização quântica e inibição aprimorada de corrosão com simulação quântica. Além disso, os candidatos podem apresentar suas próprias tecnologias quânticas com potencial para desenvolver aplicativos nativos ainda a serem explorados no setor de transportes.

O desafio é organizado pelo The Quantum Insider (TQI) e dividido em duas partes, uma fase de quatro meses onde os participantes desenvolverão uma estrutura teórica para uma das declarações apresentadas, e uma segunda fase durante a qual os finalistas selecionados irão implementar e avaliar suas soluções.  Amazon Web Services (AWS) oferece aos candidatos a oportunidade de executar seus algoritmos no serviço de computação quântica em nuvem.

Um júri composto por especialistas quânticos líderes mundiais se unirá a especialistas da Airbus, BMW Group e AWS para avaliar as propostas apresentadas e premiar uma equipe vencedora com um prêmio de € 30.000 em cada um dos cinco desafios, até o final de 2024.

As inscrições abrem hoje e as inscrições serão aceitas de meados de janeiro até 30 de abril de 2024 aqui:

http://www.thequantuminsider.com/quantum-challenge

 

Leia também: 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.