Advertisement

Airbus e TotalEnergies fecham parceria para combustíveis sustentáveis

Airbus e TotalEnergies fecham parceria para combustíveis sustentáveis. Imagem: Airbus

A Airbus e a TotalEnergies assinaram uma parceria estratégica para enfrentar os desafios da descarbonização da aviação através de combustíveis sustentáveis.

Com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica líquida da aviação até 2050, a respectiva parceria pretende contribuir para a redução das emissões de CO2 do setor, onde os Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) desempenham um papel fundamental. O SAF fornecido pela TotalEnergies pode reduzir até 90% das emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida em comparação com o seu equivalente em combustível fóssil.

A parceria abrangerá duas áreas:

  •  O fornecimento pela TotalEnergies de combustíveis de aviação sustentáveis para mais de metade das necessidades da Airbus na Europa.
  • Um programa de pesquisa e inovação que visa desenvolver combustíveis 100% sustentáveis, adaptados ao projeto de aeronaves atuais e futuras. Será também estudado o impacto da composição de combustíveis de aviação sustentáveis na redução das emissões de CO2 e dos efeitos não-CO2.

Igualmente, a Airbus e a TotalEnergies confirmam a sua ambição comum de promover a tecnologia SAF e de reforçar a sua colaboração para descarbonizar a indústria da aviação. Nesse sentido:

  • A TotalEnergies fornece o SAF utilizado pela Airbus para entregas de aeronaves em Toulouse desde 2016.
  • A TotalEnergies também forneceu combustível para vários primeiros voos SAF com aeronaves Airbus: em maio de 2021, o primeiro voo de longo curso utilizando SAF de produção francesa com um A350 entre Paris e Montreal; em novembro de 2021 foi realizado o primeiro voo de um helicóptero H225, da família “Super Puma”, utilizando 100% SAF; em março de 2023, primeiro voo do A321neo com 100% SAF.

Para Patrick Pouyanné, presidente e CEO da TotalEnergies: “O desenvolvimento de combustíveis de aviação sustentáveis está no centro da estratégia de transição da nossa empresa. Estamos felizes em formar uma aliança estratégica com a Airbus para desempenhar a nossa parte no enfrentamento do desafio da aviação. A TotalEnergies tem trabalhado arduamente para responder à nova demanda do setor por uma pegada de carbono reduzida. Nossa empresa estabeleceu para si mesma uma meta de 1,5 milhão de toneladas de produção anual de SAF até 2030”.

Já para Guillaume Faury, CEO da Airbus: “Acelerar a implantação de combustíveis de aviação sustentáveis é essencial se quisermos cumprir as nossas metas de redução das emissões de carbono da aviação até 2030. Esta parceria entre a Airbus e a TotalEnergies demonstra a vontade dos fabricantes aeroespaciais e dos principais produtores de energia e fornecedores trabalhem juntos para enfrentar este desafio. Estamos determinados a cumprir as nossas metas de descarbonização e garantir que a aviação possa continuar a desempenhar o seu valioso papel para a sociedade no futuro.”

Leia também: 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.