A Airbus Helicopters, divisão especializada em asas rotativas do Airbus Group, assinou um contrato com a Ucrânia, na responsabilidade do Ministério do Interior do país, para o fornecimento de 55 helicópteros de uso civil.

A encomenda da Ucrânia é basicamente de 21 helicópteros do modelo H225 remanufaturados, 10 novos H145 e 24 do modelo H125. Além disso a Airbus vai instalar um centro local em Kiev para treinamento e manutenção.

O H225M será direcionado para missões de busca e salvamento, e contará com um pacote SAR adicional com finalidade de cumprir melhor essas funções. As entregas do H225M começarão antes do fim de 2018, visto que esses helicópteros já estão prontos, e eram utilizados pela França anteriormente.

Já o H145 será um helicóptero voltado para missões variadas, com capacidade até mesmo de transportar carga a bordo. O H125 complementará a frota do governo também com uma capacidade multi-missão, incluindo o transporte aéreo, combate de incêndios, uso na polícia, além da busca e salvamento em auxílio ao H225M.