A Airbus entregou hoje a primeira aeronave A350-900 ULR (Ultra Long Range), uma versão de longo alcance do A350-900. A companhia responsável por receber essa aeronave foi a Singapore Airlines, que em breve vai operar o voo mais longo do mundo.
A companhia vai realizar novamente o voo mais longo do mundo, entre Cingapura e Nova York, que anteriormente era operado com o A340-500, um quadrimotor que já foi aposentado da frota da Singapore Airlines. No total o avião vai voar pro 18 horas e 45 minutos sem parar.
As passagens já estão a venda, para voos que se iniciam no dia 11 de outubro.
“A entrega de hoje é um marco para a Airbus e a Singapore Airlines, pois juntos abrimos um novo capítulo em viagens aéreas sem escala”, disse Tom Enders, diretor executivo da Airbus.
A Singapore optou por encomendar sete aeronaves deste tipo, em sua encomenda para 67 aviões do modelo A350-900. Ao todo a Singapore espera receber mais quatro aviões deste modelo até o final de 2018.
O interior de todos os Airbus A350-900 ULR da Singapore terão 67 assentos na Classe Executiva e 94 assentos na Classe Econômica.
O Airbus A350-900ULR
Para criar o A350-900 ULR (Ultra Long Range), a Airbus aumentou a capacidade do tanque de combustível da aeronave em 24 mil litros, sem a presença de tanques extras. Uma nova versão foi criada para o incremento no MTOW (peso máximo de decolagem) de 5 toneladas, assim irá passar de 275 toneladas do atual -900 para 280t.
Além disso a Airbus equipou a aeronave com os novos winglets, inspirados nos Sharklets, utilizado na família A320neo, e que podem melhorar em até 2% o consumo do A350XWB (considerando o A350-1000). Além de aumentar a altura desse componente, a Airbus alterou o design para melhorar o fluxo de ar.
Junto com outras modificações nos motores Rolls-Royce Trent XWB previstas para 2020. O A350-900 será até 5% mais econômico, em comparação com o primeiro A350-900 de série fabricado.
A meta da Airbus foi atingir o alcance de quase 18000 km, isso possibilita que o A350-900ULR fique quase 20 horas voando sem parar.
A atualização nos motores e os novos winglets também serão disponibilizados para outras versões do A350 XWB, sendo o primeiro a partir de 2020 e o segundo já no final de 2018.
Detalhe dos voos
Horários até 27 de Outubro de 2018:
Número e rota | Frequência | Decolagem | Pouso |
---|---|---|---|
SQ22 // Singapore-Newark | Diário | 23:35 | 06:00 (+1) |
SQ21 // Newark-Singapore | Diário | 10:45 | 17:30 (+1) |
Horário dos voos de 28 de Outubro de 2018 até 30 de Março de 2019:
Número e rota | Frequência | Decolagem | Pouso |
---|---|---|---|
SQ22 // Singapore-Newark | Diário | 00:40 | 05:30 |
SQ21 // Newark-Singapore | Diário | 09:45 | 17:15 (+1) |
*Horário local
Veja abaixo um vídeo do primeiro voo desta aeronave:
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.