A Airbus entregou hoje (20/03) o primeiro A380 da All Nippon Airways (ANA), depois de um enorme período de produção da aeronave.
A ANA tem atualmente dois voos diários entre Narita e Honolulu. A partir de 24 de maio, um dos voos será atendido pelo A380 às terças, sextas e domingos. Então, a partir de 1º de julho, o segundo A380 começará a operar, e o A380 ficará responsável por atender o uma frequência diária. O terceiro A380 da frota servirá a segunda frequência diária às terças, sextas e domingos.
A aeronave foi montada em Toulouse, na França, onde também realizou seus testes de voo, depois foi transladada para Hamburgo, onde a Airbus instalou o interior e realizou a pintura.
A equipe da Airbus demorou 21 dias para pintar uma superfície de 3600m2, usando 16 diferentes tonalidades de cor.
O pedido da ANA para o A380 foi realizado em 2016, no total a companhia japonesa encomendou três aeronaves desse modelo. Ela é a 15ª operadora do A380.
A aeronave
O interior do A380 da ANA terá capacidade para 520 passageiros, um número padrão do mercado mas superior ao encontrado em muitas companhias que usam o A380, até mesmo na Ásia. A todo serão 8 assentos na primeira classe, 56 na Business, 73 na Premium Economy e 383 na Economy, que está inteiramente localizada no andar inferior do A380.
Como itens de conforto, a ANA contará com bares no seu A380, assim como a Emirates e uma iluminação em LED, com uma quantidade quase infinita de cores para melhorar a percepção do passageiro a bordo.
Na Economy o destaque é a opção de assento-sofá, já utilizado pela Azul nos seus A330-200, são 60 fileiras localizadas no meio com essa opção. O assento-sofá é capaz de se transformar em uma cama, ao levantar os apoios para pernas, e assim possibilitar que duas pessoas se acomodem deitadas no espaço. Na imagem abaixo o assento-sofá é demarcado na cor azul.
No convés principal temos a presença de um local onde as novas mães podem cuidar de seus bebês, na parte traseira do primeiro andar.
Já na Primeira Classe temos a presença de compartimentos privativos, e assentos que reclinam em 180º.
Na Classe Executiva temos a presença de assentos similar ao padrão no mercado, com boa reclinação (apesar de não ser 180º) e com sistema de entretenimento similar à Premium Economy.
A Classe Premium Economy tem assentos com cores diferenciadas, comparando com a Economy tradicional, e parece ser mais confortável, no geral, em comparação com a classe inferior, principalmente pela configuração de assentos 2-3-2.
Todas as classes são equipadas com o sistema de entretenimento Zodiac Rave, que é personalizado para as rotas entre Tóquio e Honolulu, no Havaí, que a aeronave será encarregada de fazer.
“Feel the new sky” onboard ANA’s #A380 between Tokyo 🇯🇵 & Honolulu 🇺🇸 from May 24th
↔️ more space in a premium layout seating 520 PAX
🔇 the quietest cabin
💤 a smooth flight
⭐ a new level of luxury service
Book on #iflyA380 https://t.co/SZMoNoubEn #FLYINGHONU pic.twitter.com/Lu1vHOUq8S— Airbus (@Airbus) 20 de março de 2019