A certificação ETOPS 180 para o Airbus A330-900neo deverá sair até o final de novembro, através da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), de acordo com a fabricante europeia.

Isso acompanha a previsão da Airbus de entregar o primeiro A330-900neo da TAP nas próximas semanas, isso possibilita que esta aeronave realize voos entre a Europa e os Estados Unidos e Brasil com o A330neo.

Porém a Airbus ainda está aguardando que a FAA (Federal Aviation Administration) certifique o motor Trent 7000 da Rolls-Royce para iniciar um processo de certificação ETOPS para esse motor válida nos Estados Unidos. Isso é importante pois a Airbus espera entregar o primeiro A330-900neo da Delta em abril do próximo ano.

A Airbus garantiu a certificação do A330-900neo em setembro deste ano, após mais de 1000 horas de voos de testes, que também demonstraram uma necessidade de atualização nos motores Trent 7000 para os aviões de produção em série, direcionados para as companhias aéreas.

A certificação ETOPS 180 permite a aeronave voar por até 180 minutos em áreas sem aeroporto para alternar o voo, dentro de um raio 3 horas de qualquer outro aeroporto.

A certificação ETOPS 180 indica a confiabilidade do projeto, visto que um dos quesitos é a probabilidade de falhas do único motor que está em funcionamento. Quanto maior o tempo possível de ETOPS, mais confiável é o motor.

 

O Airbus A330neo

Equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, o A330neo será oferecido às companhias aéreas em duas versões. Com acomodação para 257 passageiros (A330-800neo) e 287 passageiros (A330-900neo).

O Trent 7000 da Rolls-Royce é o único motor disponível para o A330neo, com o dobro da relação de bypass do Trent 700 que alimenta o A330ceo, a Rolls-Royce disse que o Trent 7000 reduz o consumo de combustível em até 10%, com todas as alterações a redução deverá ser de 15%, em relação à geração anterior.

O A330neo também é equipado com o novo interior Air Space da Airbus, preparado exclusivamente para essa nova geração do A330neo.

A Airbus já registrou 215 pedidos firmes para o A330neo. No Brasil a Azul encomendou 5 unidades do A330-900neo, e deve receber a primeira aeronave entre dezembro e janeiro.