O helicóptero bimotor H135, da Airbus Helicopters, será produzido na China em breve, através da linha de montagem em Qingdao que será inaugurada no final de 2018. A construção do helicóptero será feita em parceria com uma outra empresa chinesa, a  Qingdqo United General Aviation Company, que tem 49% de participação na sociedade com a Airbus.

Essa parceria entre empresas de outros países e empresas chinesas já é comum para a produção neste país asiático, a Airbus Aircraft tem parceria com a China Aviation Industry Corporation (AVIC) para construir aeronaves da família A320 na planta de Tianjin. Enquanto isso a Boeing formou uma parceria com a COMAC para realizar a finalização da montagem do Boeing 737 na China.

A fábrica da Airbus produzirá até 18 helicópteros H135 por ano, sendo que a perspectiva da empresa é entregar 100 helicópteros em 10 anos, todos esses made in china. O primeiro H135 produzido na China será entregue em 2019.

“Este ponto decisivo é um marco notável para o negócio global da Airbus Helicopters, e demonstra nosso compromisso em aprimorar nossa cooperação industrial com a indústria de aviação em rápido crescimento na China”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus Helicopters.