Aproveitando o atraso da Boeing para decidir sobre o novo projeto NMA, a Airbus já iniciou a sondagem de possíveis clientes para uma versão de longo alcance do A321neo, o A321XLR.

A empresa está primeiro negociando com os clientes do A321neo e A321LR, para saber se há um interesse na versão capaz de realizar voos com mais de 8000 km de rota sem escalas. O foco é conseguir de 200 a 300 encomendas, para viabilizar o projeto, que requer diversas alterações no A321.

Se a Airbus conseguir alinhar os requisitos e lançar o projeto, a expectativa é realizar a primeira entrega até 2023, cerca de dois anos da Boeing entregar o primeiro avião do novo projeto (que ainda será lançado – ou não).

Esse avião é o A321XLR, uma versão de longuíssimo alcance que vai oferecer um maior peso de decolagem e capacidade de operar vários voos da costa leste dos Estados Unidos para países europeus, sem a limitação do atual A321LR que já agrada muitas companhias aéreas.

De acordo com o gerente do programa da família A320, Klaus Roewe, em uma entrevista anterior, a “nova aeronave” precisaria ter um peso máximo de decolagem superior a 101 toneladas, o espaço no interior do A321neo seria mantido, e outras modificações podem possibilitar um alcance de até 8700 km.

De acordo com Roewe, o A321XLR não precisaria de novas asas, mas o trem de pouso precisaria ser reforçado para suportar o maior peso de decolagem. Já em termos de propulsão, o CFM Leap-1A e o PW1100G podem dar conta de fornecer o empuxo necessário, apesar da mudança na performance da aeronave durante a decolagem.

O plano da Airbus é oferecer o A321LR e o A321XLR como soluções na concorrência com o Boeing NMA (projeto que ainda não tem nome estabelecido). A proposta da Airbus também vai na contra-mão da Boeing, que planeja fazer um projeto do zero para o mercado de 220 a 270 assentos, porém sem limitações de payload e alcance, com até 25% de economia de combustível em comparação com um 787-8.

 

Via – Reuters