Advertisement

Airbus prepara icônico Beluga para mais uma missão internacional nas Américas

Beluga Américas Airbus missão espacial satélite

Chamativo por onde passa, o Airbus Beluga é sem dúvidas uma das aeronaves mais peculiares já desenvolvidas em toda a história da aviação. Após um hiato de 15 anos, o Beluga retornará aos Estados Unidos para transportar o satélite de comunicação Hotbird 13G, também fabricado pela Airbus por sua subsidiária Eutelsat.

Nos últimos dias, a Airbus divulgou em suas redes sociais a foto do carregamento espacial prestes a embarcar no Beluga nas instalações do fabricante europeu em Toulouse. A aeronave deverá visitar os Estados Unidos nos próximos dias via Cabo Canaveral, na Flórida, local conhecido por lançamento de foguetes espaciais. 

Diferente dos outros cargueiros, o Beluga foi construído para o transporte de cargas volumosas, como peças de aeronaves da própria Airbus, incluindo também o transporte de helicópteros e outras aeronaves de pequeno porte. 

Curiosamente, em julho deste ano, o Beluga visitou o Brasil e a América latina pela primeira vez. Na ocasião, a aeronave trouxe o primeiro exemplar do helicóptero ACH160 para um operador brasileiro. 

A primeira versão do Beluga é alimentada pelos motores GE CF6-80C2A8, garantindo ao gigante jato cargueiro uma velocidade máxima de cruzeiro de 0,7 Mach e teto máximo de operação de 10.670 metros.

Além disso, a “Baleia dos Céus” possui 32 metros de comprimento, sendo que a sua rampa possui 12 metros de comprimento e 5 metros de largura, podendo elevar cargas com até 100 toneladas e pode ser alimentado por um gerador instalado na própria aeronave.

Caso você tenha curiosidade sobre o Airbus Beluga, preparamos uma matéria especial que conta a história dessa aeronave (clique aqui para ler na íntegra).

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Carga Aérea, Espacial, Notícias

Tags: Airbus, Beluga, Carga Aérea, usaexport