A Airbus pode voltar em breve a utilizar o A380 para testar novas tecnologias. A fabricante estuda utilizar o avião de dois andares para testar tanques de hidrogênio nas aeronaves, e em voo.
O tanque de hidrogênio é também uma parte essencial da nova aposta da Airbus de criar aviões movidos ao combustível que é o material menos denso da natureza. Apesar dessa vantagem, a maior é a capacidade de produzir apenas vapor de água na queima com o oxigênio dentro do motor, ou seja, realmente com zero emissão de CO2.
Além dos aeroportos que produzem o combustível dos próprios aviões que operam no local, outra aposta da Airbus, os tanques de hidrogênio do avião também precisa suportar as condições de operações, com vários ciclos de abastecimento e desabastecimento (compressão e descompressão) ao longo da vida da aeronave.
Os tanques devem ser capazes de conter o combustível a temperaturas de -250 graus celsius, algo que com temperatura ambiente, só é possível com alta pressão. Além deste motivo, o hidrogênio é altamente volátil, um vazamento pode significar um grande acidente.
Por agora a Airbus ainda não confirmou como planeja testar as suas tecnologias no A380, no entanto, este parece ser a aeronave ideal para este propósito. Além do amplo espaço da aeronave, com quatro motores, a Airbus pode adaptar um propulsor para a queima de hidrogênio, e realizar testes completos do novo sistema.
O desenvolvimento da propulsão por hidrogênio acontecerá em Bremen, na Alemanha, e em Nantes, na França. Nesses dois locais a Airbus espera criar todo o ecosistema que possibilite o uso do elemento químico como combustível.
Via: aeroTELEGRAPH
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