Airbus
Foto: Airbus

A Airbus realizou a primeira demonstração de longo curso de voo de formação em tráfego aéreo geral (GAT) regulado pelo espaço aéreo transatlântico com duas aeronaves A350 voando a três quilômetros de distância de Toulouse, França, para o Aeroporto Internacional de Montreal-Trudeau, no Canadá. Segundo o fabricante, mais de 6 toneladas em emissões de CO₂ foram salvas na viagem, confirmando o potencial de economia de combustível de mais de 5% em voos de longa distância.

O voo de teste denominado “demonstração final” ocorreu em 9 de novembro de 2021 envolvendo duas aeronaves de teste A350, MSN1 e MSN59, a primeira como a aeronave líder e a última como a seguidora. O voo especial só possível graças aos sistemas de controle de voo desenvolvidos pela Airbus, que posicionou a aeronave seguidora com segurança na corrente de despertar da aeronave líder, permitindo reduzir o impulso do motor e reduzir o consumo de combustível. Esse voo se assemelha ao de aves migratórias, como gansos, que voam juntos em uma formação distinta em forma de V.

A demonstração também mostra como as operações ‘fello’fly’ poderiam aumentar significativamente o desempenho ambiental das aeronaves comerciais e contribuir para as metas de descarbonização da indústria da aviação no prazo imediato.

O próximo passo é obter o apoio das autoridades para que este novo conceito operacional possa ser certificado e, finalmente, permitir que as companhias aéreas reduzam suas queimadas de combustível e emissões de CO₂.

Lançado em 2019, o Fello’fly é um projeto de demonstração de voo hospedado dentro da Airbus UpNext usando biomimicry (o design e produção de materiais, estruturas e sistemas inspirados pela natureza). A Airbus UpNext é uma subsidiária integral da Airbus e parte do ecossistema de inovação da Airbus, criado para dar às tecnologias futuras, construindo manifestantes em velocidade e escala, de modo a avaliar, amadurecer e validar potenciais novos produtos e serviços que englobam avanços tecnológicos radicais.

Via: Airbus 

DEIXE UMA RESPOSTA