Airbus se encaminha para entregar o último A380 da ANA

Airbus A380 ANA
Foto: Airbus

Após a All Nippon Airways (ANA) atrasar a entrega do seu último Airbus A380, de uma encomenda para três aeronaves, parece que esta deverá ocorrer nas próximas semanas.

O Airbus A380 laranja, com a matricula JA383A, concluiu recentemente um voo de aceitação por parte da companhia, geralmente um procedimento realizado pela companhia aérea em parceria com a fabricante antes da entrega do avião.

A aeronave deveria ter iniciado os voos comerciais em abril de 2020, mas com pouca ou nenhuma necessidade de voos para o Havaí, devido à pandemia, e uma frota de dois aviões A380 paralisada, a ANA atrasou a entrega em seis meses.

Agora a expectativa é que esta entrega ocorra em novembro, enquanto a companhia não fala muito sobre a encomenda. A ANA, por sua vez, ainda não retomou os seus voos turísticos para o Havaí com o A380, que continua parado em solo.

A Airbus, por sua vez, se aproxima de entregar as últimas unidades de produção em série do A380.

Ao longo dos últimos anos o Airbus A380 ganhou muito destaque no mercado, porém não recebeu a mesma atenção no número de encomendas, visto que ao longo de sua vida não alcançou 250 aeronaves fabricadas, sendo que quase metade desses aviões são da Emirates, que conseguiu montar um modelo de negócios com base no A380.

A recente crise também acelerou a aposentadoria de aeronaves Airbus A380, colocando um ponto final precoce do avião em diversas companhias aéreas. O enorme custo de operação, e a dificuldade de obter uma boa taxa de ocupação estão entre os motivos da aposentadoria precoce do A380.


O local de produção do A380 deve ser adaptado ao longo de 2021 para produzir o A321neo. Atualmente a Airbus não produz o A321neo em Toulouse, e espera utilizar este local para aumentar a taxa de produção da aeronave, que agora está fazendo sucesso em suas versões de longo alcance.

 

DEIXE UMA RESPOSTA