Advertisement

Airbus testa novas tecnologias para apoiar o taxiamento automático

Airbus testa novas tecnologias para apoiar o taxiamento automático

A Airbus UpNext, uma subsidiária integral da Airbus, começou a testar novas tecnologias para apoiar o taxiamento automático e melhorar a assistência ao piloto a bordo de um caminhão elétrico inovador.

O projeto de pesquisa de três anos, denominado Optimate, combinará uma ampla gama de tecnologias de ponta, incluindo automação avançada, visão computacional, fusão de dados e aprendizado de máquina para melhorar os sistemas de navegação de aeronaves, a interface homem-máquina e a segurança geral de voo.

Um objetivo principal do Optimate é desenvolver e testar a rolagem automática com base em cálculos de posição mais precisos e confiáveis, e avaliar o potencial da detecção quântica para melhorar a disponibilidade de posição e a robustez do sistema de navegação. Outro objetivo é investigar as capacidades de um mapa colaborativo e de um assistente de voo virtual para apoiar as decisões estratégicas dos pilotos e as interações com o controle de tráfego aéreo e os centros de operações aéreas.

Airbus testa novas tecnologias para apoiar o taxiamento automático

Para ajudar a reduzir as emissões de CO2 das nossas operações de teste, a nova arquitetura e algoritmos serão validados num camião elétrico de teste que replica as principais funções de um cockpit de avião real e pode percorrer as pistas do aeroporto como um avião comercial. Ele recriará um cockpit sobre rodas do A350 com tecnologias avançadas de automação, como a última geração de LIDAR e câmeras externas, combinadas com tecnologias de inércia e GPS, satcom e 5G.

A fase final do projeto será usar o assistente virtual durante uma missão totalmente automatizada porta a porta em uma aeronave de teste de voo A350.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.