Airbus vai implementar sistema de comunicação digital entre cockpit e controle de tráfego aéreo

Foto - Airbus/Reprodução

A Airbus recebeu recentemente a certificação de um novo sistema de cabine de áudio digital, após diversos testes no cockpit de um avião da família A320.

O novo sistema DRAIMS (Sistema de gerenciamento de integração de rádio e áudio digital) substitui a comunicação de áudio entre os pilotos e a torre, de um sistema analógico para digital.

O sistema digital é conhecido por melhorar bastante a qualidade de áudio, aumentando a qualidade de comunicação entre  os pilotos, os comissários de bordo e o controle de tráfego aéreo.

Em uma comunicação analógica, o entendimento da informação repassada pode ser prejudicado pela presença de RF ou interferências, por esse motivo que a aviação tem procedimentos para confirmar a informação, e o alfabeto fonético.

A comunicação digital tem uma desvantagem, no entanto, que é a perda de pacotes de dados quando o sinal está em seu limite, que pode resultar em um “picoteamento” do áudio, ao invés apenas de sobrepor com uma interferência. No entanto, com a mesma potência o alcance da antena é maior e mais uniforme.

Além de melhorar a qualidade da informação, o sistema DRAIMS também tem uma redução de peso na ordem de 30%, em comparação com a arquitetura analógica implementada anteriormente no A320.

Além disso, o tempo de instalação agora é reduzido devido à fiação muito simplificada entre o cockpit e o compartimento de aviônicos.


Atualmente sendo avaliado em serviço, o DRAIMS será instalado como padrão a partir de meados de 2021 para a Família A320. A certificação para a família A330 está prevista para o final de 2020 e, posteriormente, para o A350XWB. Por enquanto as aeronaves serão compatíveis também com o sistema analógico.

 

DEIXE UMA RESPOSTA