Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Foto - Reprodução/Emirates

É comum vermos um número muito maior de homens no mercado de aviação, mas este cenário tem sido alterado com o ingresso de cada vez mais mulheres nas carreiras diversas da indústria, do piloto ao CEO de uma empresa.

Pensando nesta mudança e com o intuito de promover discussões a respeito do incentivo à participação das mulheres na aviação na América Latina, a ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) e a SITA, principal provedora de TI para o transporte aéreo, realizarão novo encontro de mulheres da indústria no dia 5 de setembro, desta vez em São Paulo, no Café Journal, em Moema.

O primeiro encontro aconteceu no início de agosto, no RIOGaleão e reuniu profissionais baseadas na capital fluminense.

A partir desta iniciativa, a ALTA e a SITA procuram, ao mesmo tempo em que reconhecem as pioneiras que trouxeram contribuições históricas para o setor, incentivar mulheres para que cada vez mais elas se sintam confortáveis para crescer neste mercado e dividir suas histórias.

Alguns dos temas abordados serão o protagonismo da mulher na aviação; diferentes papéis exercidos dentro e fora do mercado; a importância da formação, da capacitação e o papel da indústria no apoio à entidades de ensino; troca de experiências, desafios da profissão no mercado, entre outros.

Na SITA, as mulheres alcançam importantes funções. O melhor exemplo é o de Barbara Dalibard, que ocupa o cargo de CEO. Barbara veio da SNFC (Companhia Francesa de Estrada de Ferro / National French Railway Company), que faz parte da lista de 500 companhias bem-sucedidas da Fortune, onde atuou como CEO da área de passageiros: “A SITA está envolvida com projetos grandiosos em todo o mundo e eu me sinto muito realizada por fazer parte desta empresa. Sempre tive uma paixão por inovação e colaboração, e também por mulheres na tecnologia e a SITA possui grandes exemplos de mulheres na liderança do nosso crescimento”, conta.

Luís Felipe Oliveira, diretor-executivo e CEO da ALTA, acredita que “o mercado de aviação tem se transformado ao longo dos anos e muitas mulheres estão assumindo mais papéis de liderança. Hoje podemos ver que o setor apresenta um crescimento da presença feminina e isto é muito positivo. Precisamos continuar preparando as jovens profissionais e atraí-las para diferentes funções dentro da indústria”.

Este tema estará em discussão em um café da manhã, no dia 29/10, durante o 16º ALTA Airline Leaders Forum, que acontecerá entre 27 e 29 de outubro, em Brasília, DF.

Ainda sobre o tema, a Vice-Presidente de Operações para as Américas da SITA, Cintia Scafutto, participará da Conferência Anual da IAWA (em português, Associação Internacional de Mulheres na Aviação), principal conferência feminina do mundo para a indústria aérea. Cintia discutirá os desafios da infraestrutura da aviação globalmente, com foco especial na América Latina, incluindo o surgimento de novas tecnologias.

“Na SITA, trabalhamos com as melhores práticas para manter excelência em operação 24 horas por dia, 7 dias da semana, 365 dias ao ano com um time preparado para enfrentar fatores que não são previsíveis ou controláveis, como eventos climáticos. Cada nova situação que enfrentamos é sempre uma grande inspiração para melhorarmos nossos serviços e buscarmos a excelência em todas as áreas em que atuamos”, conta Cintia.

A Conferência Anual da IAWA está em sua 31ª edição e irá ocorrer na cidade de Lima, no Peru, nos dias 16 ao dia 18 de outubro. Ao longo do evento são realizadas análises incomparáveis dos últimos desafios enfrentados pela indústria que abrangem tópicos relacionados a operações de aviação e segurança, infraestrutura, fabricação, experiência do cliente, MROs, aviação geral, aeroespacial, finanças, seguros e responsabilidade, bem como como sessões interativas de desenvolvimento de liderança das mulheres.

 

Dia: 5 de setembro, quinta-feira
Horário: 12h
Duração: aproximadamente 2h
Local: Café Journal – Alameda dos Anapurus, 1121 (esquina com Av.
Jandira), Moema, SP

DEIXE UMA RESPOSTA