Aeroporto de Sinop. Foto: Divulgação.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu Certificado Operacional ao Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop (MT), permitindo que operações de voos por instrumentos sejam realizadas no local. 

“A certificação traz maior visibilidade ao aeroporto de Sinop e amplia as possibilidades de conquistar novas parcerias, o que, consequentemente, impacta em maior desenvolvimento para toda região. Além disso, esse reconhecimento reforça todo o nosso compromisso com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias”, explica Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA), administradora do aeroporto. 

Com a nova classificação, o Aeroporto de Sinop passa a operar também em RNAV, tecnologia de navegação que possibilita uma aproximação mais segura, baseada não somente por referências visuais, mas também nos instrumentos da aeronave, e nos procedimentos certificados, o que permite a realização de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas.

O Certificado Operacional de Aeroporto autoriza que o Aeroporto de Sinop passe a ser utilizado por qualquer aeronave compatível com o código de referência 3C, o que inclui os modelos com capacidade para transportar até 189 passageiros mais utilizados pela aviação civil., informou a COA.