GOL
Foto: Pedro Viana/Aeroflap

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou os vencedores do prêmio InovANAC Security 2021 durante a IX Jornada AVSEC.

Na categoria Ações de Inovação, o trabalho vencedor foi AVCAST – Programa de Treinamentos em AVSEC do autor Cleber Silva Santos. A banca examinadora concedeu menção honrosa para o Portal de Gerenciamento AVSEC do Keldo Gabriel Campos.

Já na categoria Ideias Inovadoras, a ideia Tecnologia e Controle de Acesso Eficiente da autora Natalia França da Silva levou o prêmio. Quem recebeu a menção honrosa foi a proposta Sistema de Vigilância Móvel Aeroportuária (SISVIMA) do Newton Duarte Chaves e da Mariane Araújo Guerra.

Promovido pela ANAC, o prêmio InovANAC Security tem por objetivo disseminar ideias e práticas inovadoras que sirvam de inspiração ou de referência para outras iniciativas de promoção da segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita nos aeródromos, operadores aéreos e centros de instrução AVSEC brasileiros.

A Agência recebeu trabalhos em duas categorias: a de ações de inovação – realizadas pelas empresas que atuam no modal aéreo – e a de ideias inovadoras – aberta ao público geral, em que podiam ser inscritos trabalhos individuais ou em grupo de até 3 participantes.

 

IX Jornada AVSEC

De 23 a 25 de novembro, aconteceu a IX Jornada AVSEC, evento promovido pela ANAC com objetivo de compartilhar experiência e conhecimento entre a Agência e entidades de segurança da aviação civil.

No primeiro dia do evento (clique no link para acessar), teve um panorama geral sobre AVSEC e palestras sobre a cultura AVSEC, passageiro indisciplinado, como é a profissão do Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) e os novos projetos do BASeT para o ciclo 2021-2022.

Já no segundo dia da jornada (clique no link para acessar), foram abordados os temas da cibersegurança, fomento AVSEC, vertiportos e possíveis intervenções regulatórias e soluções para a maior valorização do APAC pelo passageiro. Nesse ciclo de palestras, foi feita a entrega do prêmio InovANAC Security para a categoria 1 (ações de inovação).

Por fim, no último dia da jornada, que aconteceu nesta quinta-feira (25), foram apresentados projetos de facilitação do transporte aéreo, One Stop Security, USAP-CMA e os desafios da profissão APAC. Ao final, foi entregue o prêmio InovANAC Security para a segunda categoria (ideias inovadoras).

Para quem tiver interesse em assistir, os vídeos estão disponíveis no canal oficial da ANAC no YouTube (clique no link para acessar).

 

Via: ANAC

DEIXE UMA RESPOSTA