No dia 31 de maio é comemorado o Dia Internacional do Comissário de Voo e poucos passageiros sabem qual a importância desses profissionais a cada decolagem. A função da categoria vai além de prestar um bom atendimento e alcança a execução de rigorosos procedimentos de segurança.

A preparação dos comissários começa ainda durante a formação e, para exercer a profissão, é necessário obter uma licença da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Essa certificação pela Agência visa garantir que estes profissionais passaram por todos os treinamentos adequados para exercício da função. Conhecimentos técnicos e práticos são previsões do Anexo 1 e 6 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), que todos os países membros devem adotar.

Dentre os conhecimentos, estes profissionais estudam diversos aspectos aeronáuticos, desde conhecimentos básicos de aeronaves à navegação aérea, além dos famosos treinamentos de sobrevivência em localidades remotas. Toda essa preparação visa capacitar profissionais aptos a exercer funções a bordo para proporcionar um voo seguro a todos os passageiros.

Confira os procedimentos realizados pela categoria antes de cada embarque e se sinta ainda mais seguro na hora de voar!

Aos Comissários de Voo, a ANAC agradece a dedicação e o zelo pela segurança de todos os passageiros. A Agência também parabeniza a todos os profissionais do setor que se empenham para trabalhar durante a pandemia causada pela Covid-19. Sem eles, o transporte aéreo não cumpriria seu papel de ajudar a salvar vidas com o transporte de médicos, pacientes, vacinas, insumos hospitalares e tantos outros itens e pessoas que necessitam da aviação.