ANAC Drones
(Secretaria Municipal de Segurança Urbana/Divulgação)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que a desde a última quarta-feira, 8 de junho de 2022, todos os cadastro e atualizações de drones devem ser realizados na nova versão do SISANT (Sistema de Aeronaves não Tripuladas).

Ainda nessa semana, a antiga plataforma será desativada. Com isso, todos os operadores e proprietários devem estar atentos para realizar a atualização dos cadastros no novo SISANT e aproveitar as novidades do sistema.

Vale relembrar que os equipamentos cadastrados na plataforma antiga continuam válidos, e podem ser consultados no sistema até o vencimento. No entanto, novos cadastros e renovações devem ser feitas na nova plataforma.

No caso de cadastro que precisa ser renovado no antigo SISANT, é necessário seguir os seguintes passos para realizar a atualização no novo sistema:

  • Acesse o novo Sisant (clique no link para acessar). Você deve criar um novo login na plataforma ou usar o acesso pela conta Gov.br;
  • Escolha a opção “Cadastrar novo drone” e insira as mesmas informações que estavam presentes no cadastro anterior. Será possível usar o mesmo código usado anteriormente, desde que o operador, o código de cadastro e o número de série do drone sejam idênticos.

Em caso de dúvidas sobre o cadastro, acesse o Guia Rápido do Novo SISANT (clique no link para acessar).

Atenção: No novo sistema, o acesso é feito sempre por uma pessoa física. Então, para cadastrar um drone em nome do operador pessoa jurídica, é preciso preencher o campo “Drone cadastrado em nome de” e escolher o mesmo CNPJ usado anteriormente.

Novo SISANT

Lançado no inicio de maio, durante a Feira DroneShow, em São Paulo, a plataforma possui integração com toda a rede de dados da ANAC, permitindo a unificação dos perfis dos usuários com outros sistemas da Agência e provendo maior segurança e estabilidade no serviço.

Além disso, o sistema conta com novas funcionalidades como a transferência de equipamentos entre usuários, a emissão de Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA (CAER) e o cadastro de drones para usos avançados.

Conheça a página da Drones da ANAC e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto, além que ter acesso aos materiais orientativos, guias de serviço e tirar dúvidas.

 

 

Com informações da ANAC.